EDÉSIO ADORNO
Redação
A faxineira e transexual Valkiria Rocha Brandão, moradora de Campo Novo do Parecis há mais de 3 anos, resolveu colocar seu nome a disposição da sociedade para disputar uma vaga no Legislativo neste pleito de 2020.
Filiada ao Democratas, Valkiria acredita que pode mostrar à socidade que os transgêneros enfrentam uma luta permanente para que sejam reconhecidos e respeitados pela sua verdadeira identidade.
Segundo informações, nas eleições de 2016, houve um aumento de candidaturas de pessoas trans para os cargos, principalmente, vereador.
“Estamos em um país em que as pessoas transexuais não são consideradas humanas. É uma desvantagem, estou há 3 anos em Campo Novo do Parecis, sou faxineira e adoro trabalhar com o esporte, adoro futsal e percebo que a preocupação dos políticos com a juventude e com o esporte é muito fraca, frágil e sem ação, precisamos de pessoas com vontade, pessoas com determinação e que olhem os jovens com uma visão mais detalhada, eles são o futuro do nosso país, o esporte insere os jovens na sociedade, tira das ruas e renova pensamentos, não permitindo que entrem para vida de crimes, drogas e acabem atrás das grades” disse Valkiria.
Para ela, as trans tem pautas importantes como educação, saúde e emprego, mas querem mais: representatividade. A sua maior bandeira, caso seja eleita vereadora, é representar os jovens, o esporte e o futsal no município.
“Eu quero lutar pelos jovens, pelo esporte, pelo primeiro emprego, mostrar que nós, Trans, podemos defender e lutar por um município cada dia melhor e mais justo, buscar a criação de leis que impacte nas empresas e organizações para contratação de pessoas trans, primeiro emprego aos jovens, quero mostrar minhas qualidades e trabalhar em prol de um povo que precisa ser representado na esfera municipal, estadual e federal” disse.
Valkiria explicou que existem vários projetos sociais na cidade como das igrejas, de entidades como Agem, mas que quer desenvolver um grande trabalho com o futsal.
“Minha especialidade é o futsal, o futebol, são minhas paixões, quero desenvolver grandes projetos junto aos jovens do município, esportes que não tem apoio do poder público, um esporte adormecido em Campo Novo, precisamos resgatar, temos jovens que são o futuro, tanto no futsal, quanto no futebol aqui, jovens que podem chegar muito mais longe com o esporte, ajudar suas famílias, esse é o nosso objetivo” finalizou Valkiria.