Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

POLÍTICA Sábado, 24 de Outubro de 2020, 22:03 - A | A

Sábado, 24 de Outubro de 2020, 22h:03 - A | A

JONAS GRILEIRO

Candidato a vereador do PT de Tangará da Serra promete terra em troca de votos

Edésio Adorno
Tangará da Serra

Jonas Vinicius Lima, o Jonas dos Sem terra, é um famoso grileiro que atua na região de Tangará da Serra. Ligado ao Movimento Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), idealizado pelo dissidente do MST, José Rainha, Vinicius foi um dos articuladores da invasão de diversas propriedades na região do complexo da Pecuama.

No inicio de 2019, forças policias deram cumprimento a ordem de reitegração de posse e enxotaram Jonas e seu bando da localidade. Os grileiros deixaram para trás um rastro de destruição de bens materiais e de danos ao meio ambiente.

Depois de ser expulso da Pecuama, Jonas liderou nova ocupação. Desta vez, numa área de preservação permanente no entorno do assentamento Antonio Conselheiro. Muitas familias foram ludibriadas com a promessa de um pedaço de terra.

Nessas eleições Viniicius adotou o apelido de Jonas dos Sem Terra e se lançou candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Para seduzir o eleitor e tentar arrancar seu voto, Jonas estaria prometendo as familias mais humildes e menos esclarecidas resolver um problema social que ainda afeta muita gente, que é a falta de moradia.

jonas pt.JPG

 

Segundo uma denuncia documentada que chegou a nossa redação, Jonas dos Sem terra promete para o próximo ano, caso seja eleito vereador, promover a invasão de uma grande área particular na região do Jardim San Diego para divir em lotes e distribui-los a seus eleitores.

"Ele prometeu que vai conseguir lotes aqui na cidade e se a gente quiser, ele também sabe de uma área devoluta que um fazendeiro ocupa mas não tem documento. Então, essa fazenda vai ser ocupada pelos trabalhadores sem terra", relatou a fonte, sob a condição de anonimato por temer represálias. "Ele está visitando as familias e fazendo cadastro de quem precisa de lote. Ele colocou meu nome e de alguns vizinhos na lista, se vai dar certo, não sabemos", concluiu. 

O outro lado - não conseguimos fazer contato com Jonas dos Sem Terra, mas o espaço está aberto para sua manifestação. 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT