Terça-feira, 23 de Julho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020, 09:27 - A | A

05 de Outubro de 2020, 09h:27 - A | A

POLÍTICA / CRIME DE INJURIA

Candidato gago a vice-prefeito de Torixoréu é vítima de injuria em jingle atribuído a adversário

Injuria a candidato gago pode virar caso de polícia

Edésio Adorno
Tangará da Serra



O candidato a vice-prefeito de Torixoréu, na chapa do pecuarista Lincoln Saggin (PL), Raimundo Geleia, também do PL, sofre de disfemia, que é uma desordem de fluência da fala, conhecida popularmente como gagueira ou gaguez.  

Em razão dessa dificuldade em articular as palavras, Geleia está sendo vítima de forte campanha de preconceito, discriminação e, muito provavelmente, do crime de injuria.  

Um vídeo com ofensas injuriosas a Geleia circula com força nos grupos de Whatsapp da cidade e região. A mensagem musicalizada transmitida pelo vídeo explora a condição de gago do candidato a vice com o objetivo explícito de ridicularizá-lo e atingir sua honra subjetiva, em clara ofensa à dignidade da pessoa humana.  

Com esse negócio de thum para ganhar eleição sem voto isso é complicado, com esse digui digui digui aí vocês vão perder de novo. A gente é da turma da vitória (25) Segue o líder!. E você são do.. Tac! Tac! Tac e não ganha! Segue o líder”, diz a letra do jingle.  

A produção do vídeo é atribuída a prefeita Inês Coelho (DEM), que tenta a reeleição para um terceiro mandado consecutivo pelo mesmo grupo familiar. Atento, o Promotor Eleitoral já ajuizou ação de impugnação do registro da candidatura da democrata.  

O procurador de Justiça aposentado, professor universitário e advogado, Cezar Roberto Bitencourt, explica que “injuriar é ofender a dignidade ou o decoro de alguém. A injúria é expressão da opinião ou conceito do sujeito ativo, que traduz sempre menosprezo ou menoscabo pelo injuriado”

Prossegue:

“É essencialmente uma manifestação de desprezo e de desrespeito suficientemente idônea para ofender a honra da vítima no seu aspecto interno. Dignidade é o sentimento da própria honorabilidade ou valor social, que pode ser lesada com expressões que ferem esse sentimento. Dignidade e decoro abrangem os atributos morais, físicos e intelectuais.  

Ainda segundo o mestre Bitencourt, “a injúria pode ser praticada de qualquer forma: gestos, palavras, símbolos, atitudes, figuras etc. Pode ser realizada por todos os meios idôneos para manifestar o pensamento ou sentimento ofensivo”. (Conjur)  

Reação judicial

A assessoria jurídica da chapa Saggin/Geleia informou que já tem conhecimento do vídeo e que providências serão adotadas junto a justiça eleitoral para cessar a campanha de injuria e preconceito contra o candidato a vice-prefeito. “Queremos a responsabilização cível e criminal dos autores desse vídeo”, afirmou o advogado Sandro Saggin.

Veja o vídeo:

   

Comente esta notícia

Crislaine da Silva foizer 05/10/2020

Isso e uma vergonha cada um ganha com seu esforço seu caráter sua dignidade agora essas músicas preconceituosas nojentas .. Fica aí fazendo música e preucupado com o geleia enquanto isso ele está correndo atrais dos eleitores dele com respeito e dignidade pois eu acontece pouco mais o pouco que vi eis um homem trabalhador q admiro muito

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT