Da Redação
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (23), um requerimento protocolado pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), solicitando uma audiência pública para debater a proposta de confisco e perda de bens a quem pratica desmatamento ilegal, feita pelo governador Mauro Mendes (União) durante reunião na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, no último dia 15 de novembro.
O requerimento para a audiência que irá acontecer no dia 5 de dezembro, às 9h, na sala de Comissões da Assembleia Legislativa, solicita a presença do próprio governador Mauro Mendes, dos deputados federais, senadores, representantes da Aprosoja-MT, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Embrapa, além dos deputados estaduais.
“Eu sou totalmente e radicalmente contra qualquer tipo de confisco de terra, isso é um absurdo. O governador falou sobre pessoas que cometem crimes ambientais e isso tem que ser punido com todo o rigor da lei, mas já temos uma lei para punir estas pessoas, que inclusive é a lei mais rigorosa do mundo. Por isso precisamos debater esta questão”, disse o deputado.
A proposta de confisco de terra sugerida por Mauro Mendes foi entregue pelo próprio governador ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que prometeu leva-la para o Congresso Nacional.