EDÉSIO ADORNO
O Movimento Direita Mato Grosso lançou, na última quinta-feira, em sua página no Facebook e em grupos de Whatsapp, uma enquete online com a seguinte indagação: “eleições suplementares para senador em Mato Grosso, em quem você votaria?”. Uma extensa lista com 26 nomes de pretensos aspirantes a vaga da senadora Selma Arruda foi apresentada aos internautas.
O resultado da sondagem deixou os coordenadores do Direita MT decepcionados.
Do universo de 5.006 participantes, o empresário e ex-senador Cidinho Santos obteve 859 votos. Abocanhou o 1º lugar com 17,16% da preferência dos internautas. A principal liderança do Direita MT, deputado Elizeu Nascimento, ficou em 2º lugar com 733 votos, ou seja, 14,64% da preferência dos participantes.
Na sequência, aparecem o deputado Max Russi com 467 votos (9,33%), Gisela Simona com 291 votos (5,81%), Victório Galli com 278 votos (5,55%), Nilson Leitão com 269 votos (5,37%) e Blairo Maggi, que já anunciou que não será candidato, alcançou 248 votos (4,95%).
Um detalhe da enquete chamou a atenção dos internautas.
Carlos Fávaro, considerado o algoz de Selma, ficou atrás do ex-governador Pedro Taques, que obteve 213 votos (4,25%).
Do universo entrevistado, 163 eleitores (3,26%) afirmaram que pretendem anular o voto.
Fávaro perde também para o “nulo”. Ele obteve apenas 140 votos (2,80%). Amargou a 11º colocação.
Para saber o resultado completo da enquete, acesse: Strawpoll
Nota da redação - vale registrar que enquete não tem valor científico por não obedecer a nenhuma metodologia. Essa amostragem do Movimento Direita MT foi realizada no âmbito dos seguidores de sua página no Facebook (Direita Mato Grosso) Direita Mato Grosso), com a participação de membros de grupos de Whatsapp. Até o presente momento, nenhum dos nomes citados se apresentou oficialmente como pré-candidato ao senado em eventual eleição suplementar.