Edésio Adorno
Tangará da Serra
O candidato de oposição em Brasnorte, Edelo Ferrari (DEM), tem 43,75% das intenções de voto e lidera a disputa eleitoral de 2020, segundo aponta pesquisa MT Dados divulgada nesta segunda (12). Ele é seguido pelo atual prefeito Mauro Rui (PSD), que tenta à reeleição e aparece com 21% das intenções de voto.
A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de intervalo de confiança. 37% não responderam ou disseram não saber em quem votariam.
O MT Dados informa que foram ouvidas 400 pessoas, sendo 211 do sexo masculino e 189 do sexo feminino, residentes em quatorze regiões do município de Brasnorte, entre os dias 09 e 10 de outubro. A pesquisa está registrada no TRE sob o Nº MT-06471/2020.
Estimulada
Quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Edelo Ferri mantém a liderança com 45,50% das intenções de voto, mais que o dobro de Mauro Rui, que obteve 21%. Brancos e nulos somaram 6,75%. Não souberam ou não quiseram responder totalizaram 26,75%
Rejeição
33,25% dos entrevistados responderam que não votariam em Mauro Rui de jeito nenhum. Depois, aparece Ferrari com 15%. Os que não souberam ou não quiseram responder somaram 51%
UNIVERSO PESQUISADO
Foram realizadas 400 entrevistas, entre os dia 09 e 10 de outubro, com base em dados secundários extraídos do Censo Demográfico (IBGE), atualizados pelo recadastramento Eleitoral, distribuídas conforme a planilha abaixo:
MT DADOS: UM HISTÓRICO DE ACERTOS
O instituto MT Dados cravou certo o resultado das urnas para prefeito de Cuiabá. A diferença entre os números divulgados em 25 de outubro, cinco dias antes do pleito, e os oficializados neste domingo à noite foi de apenas 0,45%. A informação é do Rdnews, que divulgou com exclusividade pesquisa de tendencia de votos há cinco dias das eleições de 2016 para prefeito de Cuiabá. A diferença prevista pelo instituto e o resultado das urnas foi de apenas 0,45%. (Confira aqui)
De acordo com o Folha Max, o MT Dados é o instituto que mais se aproximou de resultado da eleição de 2018.
"Passada a apuração das eleições, é comum analisar se os resultados das urnas “bateram” com as pesquisas divulgadas ao longo do processo. Em Mato Grosso, o comparativo entre a divulgação das pesquisas e a apuração também é feito. O Instituto MT Dados foi o que mais se aproximou das pesquisas realizadas na última semana. Dentro da margem de erro estabelecida, de 3% para mais ou para menos, quase acertou o resultado", noticiou o site. (AQUI)