Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

POLÍTICA Sábado, 10 de Dezembro de 2022, 10:34 - A | A

10 de Dezembro de 2022, 10h:34 - A | A

POLÍTICA / OPERAÇÃO HERMES

Cooperativa de garimpeiros de Aripuanã nega vínculo com fornecedora de mercúrio: ‘agiu de boa-fé e dentro da lei’.

Da Redação
A Bronca Popular



A Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros da região de Aripuanã (Coopemiga) divulgou uma nota de esclarecimento, nesta sexta-feira (09), para repor a verdade dos fatos no tocante a Operação Hermes (Hg) deflagrada pela Polícia Federal e IBAMA, no dia 01 de dezembro, com o objetivo de apurar e reprimir crimes contra o meio ambiente, comércio ilegal de mercúrio, organização e associação criminosa, receptação, contrabando, falsidade documental e lavagem de dinheiro, em Mato Grosso e mais seis estados da Federação.    

“Foi constatado que não existe nenhum vínculo entre a nossa Cooperativa e a empresa Metal MS Industrial Brasileira de Metais LTDA envolvida na operação acima citada”, destaca a direção da cooperativa.    

O documento acrescenta que a cooperativa “agiu de boa fé ao adquirir mercúrio devidamente credenciado e autorizado pelos órgãos reguladores e totalmente dentro dos parâmetros da lei”.    

A Coopemiga destaca ainda que busca constantemente aprimorar os processos produtivos de modo a atender integralmente a rigorosa legislação trabalhista, ambiental e de exploração mineral existente no arcabouço jurídico do país.    

Por fim, a cooperativa esclarece que “além de conduzirmos tudo dentro da legalidade, vamos além de nossas responsabilidades realizando ações sociais, como a erradicação e combate a malária, garantir o acesso à escola de crianças e adolescentes, tratamento de saúde e tratamento odontológico gratuito entre várias outras ações do tipo”.    

No nota, a Coopemiga também se compromete a aprimorar seus procedimentos de compliance na aquisição de insumos necessários para o bom funcionamento das operações, sempre em respeito às normas, leis ambientais e fiscais que existem no país.    

Íntegra da Nota da Coopemiga      

A COOPEMIGA vem a público esclarecer os fatos da recente operação Hermes (Hg) da Polícia Federal e o IBAMA, em razão de crimes contra o meio ambiente e comércio ilegal de Mercúrio.    

Foi constatado que não existe nenhum vínculo entre a nossa Cooperativa e a empresa Metal MS Industrial Brasileira de Metais LTDA envolvida na operação acima citada.    

A COOPEMIGA agiu de boa fé ao adquirir mercúrio devidamente credenciado e autorizado pelos órgãos reguladores e totalmente dentro dos parâmetros da lei.    

Desde sua fundação há pouco mais de dois anos, conduzimos nosso trabalho de forma árdua para nos manter totalmente dentro da legalidade, temos orgulho de nosso trabalho e nossa visão é de sermos referência nacional em desenvolvimento sustentável e ético, cumprindo todas as leis e normas que regem nossas atividades produtivas.    

Buscamos constantemente aprimorar nossos processos produtivos a modo de atender integralmente as rigorosas leis trabalhistas, ambientais e de exploração mineral que nosso país possui. Nosso maior objetivo é melhorar a qualidade de vida de nossos cooperados e seus familiares, contribuir com o desenvolvimento social e a economia da comunidade onde atuamos.    

Além de conduzirmos tudo dentro da legalidade, vamos além de nossas responsabilidades realizando ações sociais como a erradicação e combate a malária, garantir o acesso à escola de crianças e adolescentes, tratamento de saúde e tratamento odontológico gratuito entre várias outras ações do tipo.    

Em decorrência desses acontecimentos iremos aprimorar nossos procedimentos de compliance na aquisição de insumos, necessários para o bom funcionamento das nossas operações, sempre em respeito às normas, leis ambientais e fiscais que existem no país.      

Esperamos que os recentes acontecimentos na sede da nossa Cooperativa, no centro de Aripuanã, sejam logo esquecidos e vistos pelo que realmente são, procedimentos policiais, em decorrência de investigações contra terceiros sem nenhum conhecimento nem participação por parte da COOPEMIGA.  

Diretoria Executiva da COOPEMIGA 08 de Dezembro de 2022

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT