Da Redação
A Bronca Popular
De acordo com uma pesquisa encomendada pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá e realizada pela Percent nas cinco regiões da capital, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), apresentou um crescimento consolidado em sua popularidade.
No geral, sua intenção de voto saltou de 10% para 18,5% em um período de quatro meses, desde a última sondagem. O deputado federal Abílio Júnior (PL) ainda lidera com 21,1%, caracterizando um empate técnico com Botelho.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) aparece bem atrás, na terceira posição, com 12,7% das intenções de voto.
O eleitor cuiabano, por enquanto, não vê Lúdio como pré-candidato ao cargo de prefeito, o que tem afetado a sua popularidade.
O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) e o deputado federal Fábio Garcia (União Brasil) estão empatados na quarta colocação, com 6% cada. O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), mantém-se estável com 5,8% de preferência popular.
Em relação aos possíveis confrontos de segundo turno, Eduardo Botelho venceria seus principais oponentes na disputa pela prefeitura municipal.
Contra Abílio, Botelho obteve 30% dos votos, enquanto o deputado federal alcançou 24,3%.
Em um cenário com Fábio Garcia, Botelho tem uma vantagem superior a 20 pontos, com Fábio obtendo 12,3% e Botelho com 32,5%.
Em um teste com o vice-prefeito da capital, Botelho também possui uma vantagem significativa, com 34,8% das intenções de voto contra 9,1% de Stopa.
Na abordagem espontânea, sem a apresentação de nomes, a pesquisa revelou Abílio em primeiro lugar com 6% das citações, seguido de perto por Botelho, com 3,8%. Outros 14 nomes foram mencionados nessa modalidade.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 20 de junho, nas cinco regiões de Cuiabá, por meio de 1.200 entrevistas presenciais, com uma margem de erro estimada em 2,83% e um intervalo de confiança acima de 95%.