Da Redação

Marco histórico para Brasnorte e para Mato Grosso. O Prefeito Edelo Ferrari e a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Lorena Ferrari, entraram para a história local ao criarem a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, tornando Brasnorte uma das primeiras cidades de MT a ter um órgão específico para atender as demandas dos povos indígenas.
A inauguração da Secretaria aconteceu nesta sexta-feira, 26 e contou com a presença da Primeira Dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, do Deputado Estadual Beto Dois a Um, Vereadores, lideranças locais e indígenas das etnias Manoky, Miky e Rikbatsa, beneficiadas com a criação do novo órgão que será gerido pelo agora Secretário Municipal Assuntos Indígenas, Nilo Rikbatsa.

“Só tenho a agradecer à minha esposa, Primeira Dama Lorena Ferrari que tanto se dedicou para tornar esse sonho uma realidade. Agradeço ainda aos nossos servidores, à Dona Virgínia por todo o apoio, ao Governador Mauro Mendes, ao amigo Deputado Beto Dois a Um, grande parceiro de Brasnorte e à Câmara Municipal pelo empenho”, destacou o Prefeito.
A cerimônia de criação da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas aconteceu na Câmara de Vereadores, onde autoridades e representantes das comunidades indígenas se reuniram para celebrar mais esse importante passo rumo à valorização e respeito aos povos originários da região.
Com essa iniciativa, Brasnorte se torna o segundo município do estado de Mato Grosso a implantar um órgão específico para atender as demandas dos povos indígenas no Município, que abriga as etnias Manoky, Miky e Rikbatsa.
“A criação da Secretaria é uma ação pioneira e representa um avanço significativo na promoção da inclusão e no reconhecimento da importância da cultura e dos direitos dos povos indígenas em Brasnorte e em todo o estado”, salientou Virgínia Mendes.

Lorena Ferrari enalteceu a importância da criação do órgão e afirmou que a Primeira Dama de Mato Grosso é uma inspiração. “Linda, histórica e merecida homenagem aos nossos Povos Indígenas. Agradeço de coração à Virgínia Mendes, que tem um trabalho respeitado em todo o Brasil na defesa de direitos e melhoria da qualidade de vida dos nossos indígenas”, destacou.