Da Redação
Tangará da Serra ganhará no final desse ano um novo, amplo e moderno espaço para a educação infantil. Trata-se da Creche Municipal Professora Iracema Casagrande, em construção no Jardim dos Ipês, um dos bairros de maior densidade populacional da cidade.
Com inauguração programada para dezembro próximo, a creche Professora Iracema Casagrande representará investimentos de R$ 7 milhões da prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e entrará em funcionamento a partir do ano letivo de 2023. A unidade terá capacidade para atendimento de até 500 crianças de idades até 03 anos (creche) e 05 anos (pré-escola) nos turnos da manhã e da tarde.
“É uma realização da gestão do prefeito Vander Masson, com meta de atender, gradativamente, toda a demanda que o município tem na educação infantil”, observa o secretário de Educação do município, professor Vagner Constantino Guimarães.
O titular da pasta da Educação destaca que o município conta com um cronograma de construção, reformas e ampliações de uma dezena de creches para suprimir o déficit no setor. “São investimentos que integram a nossa proposta para a educação básica, pois sabemos da importância desse esforço para a criança e para a qualidade de vida da família”, considera Vagner. “Ao mesmo tempo em que garante inserção no mercado de trabalho a parte importante da população economicamente ativa do município, a creche estimula a linguagem e o desenvolvimento motor das crianças. É educação agregada ao bem estar social”, completa.
Obra e investimento
A Creche Municipal Professora Iracema Casagrande será uma inovação do município na educação infantil. Terá uma estrutura física moderna, concebida a partir dos mais inovadores conceitos de sustentabilidade, com geração de energia solar e uso racional da água, espaço interno que privilegia o bom convívio e nova filosofia pedagógica.
Dos R$ 7 milhões que serão investidos na estrutura física e nos equipamentos, mais de 50% são oriundos de recursos próprios da municipalidade e o restante viabilizado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e, também, de devolução de valores de duodécimo economizados pela Câmara Municipal.
Neste ambiente atuarão 30 técnicos de apoio educacional e 15 professores, num quadro profissional que inclui equipes da área técnico-administrativa, alimentação (duas refeições por turno), serviços gerais e vigilância. “Esta será uma obra importante que entregaremos à população tangaraense, que terá a satisfação de ver o filho numa unidade de ensino bem estruturada, com atividades em período integral, convivendo o dia todo entre livros, atividades lúdicas, computadores e brinquedos, além de uma alimentação de qualidade”, finalizou o secretário.