EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
Desde o início do alastramento do coronavírus no estado, com reflexos preocupantes em todos os municípios, que este site cobra do prefeito Fábio Junqueira (MDB) uma resposta para um questionamento simples: Tangará da Serra tem leitos de UTI, médicos, insumos e estrutura para atender eventual surgimento em grande escala de casos de infectados pelo cod-19? A secretária de Saúde, Dienefer Jaqueline Magalhaes Feix, preferiu o silêncio.
A resposta não seria para o site e sim para o tangaraense que já vive uma quase síndrome do pânico diante a crescente ameaça do avanço da pandemia do coronavírus. Junqueira também se negou a falar sobre a capacidade de atendimento hospitalar e de oferta de vagas em UTIs.
Nesta sexta-feira, o prefeito reconheceu publicamente que a preocupação levantada por este site quanto a necessidade de preparar leitos era de fato pertinente. Claro!, Junqueira nunca vai admitir isso. Mas o editor da Bronca Popular não tem nenhum problema em reconhecer e elogiar o prefeito quando faz a coisa certa. Requisitar o hospital Clínica da Criança e prepara-lo para atender a população é uma decisão absolutamente correta, necessária e oportuna, que deve ser comemorada e parabenizada pela população.
Em sua página no Facebook, Junqueira escreveu:
Estivemos agora uma equipe da gestão com médicos para avaliar a requisição do hospital Clínica da Criança para o Município, pois os leitos do hospital estão fechados e o Município passará a usar o referido hospital para ampliar a cobertura hospitalar nesse período de combate à epidemia do Coronavírus em Tangará da Serra.
Como estavam fechados os quartos e UTIs nós iremos providenciar a preparação para assumir e providenciar equipe de médicos, técnicos, enfermeiras e de limpeza para passarmos a ter mais essa estrutura para atender nosso povo.
O prefeito Fábio também acertou em cheio quando restringiu o funcionamento do comércio, suspendeu eventos públicos, antecipou férias de servidores públicos e interromper o atendimento presencial nos órgãos da prefeitura.
Esclarecer a população quanto a importância do recolhimento social, entre outras medidas, ainda que amargas, para conter ou impedir a propagação do coronavírus na cidade, também devem ser reconhecidas como atitudes plausíveis do gestor.
Deixar de reconhecer os esforços do prefeito seria injusto e prejudicial aos interesses da população de Tangará da Serra.