Da Redação
O deputado Max Russi (PSB) garante participação ativa nas decisões das políticas públicas sociais, em Mato Grosso, nos próximos 4 anos. O parlamentar elogiou os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), bem como a atuação da primeira-dama Virgínia Mendes. “Tem feito um trabalho incrível, mesmo com todas as dificuldades que tem enfrentado”, avalia.
Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Max Russi assegura que a experiência agregada em sua trajetória política e empresarial ampliou seu campo de conhecimento na área social.
“Quando eu falo no social, eu falo que eu quero participar da decisão da política pública. Conheço como vereador, conheço como prefeito, conheço como empresário, conheço como deputado, conheço com secretário de Estado Assistência Social, como chefe da Casa Civil, ou seja, eu conheço, sei quanto que pode avançar, sei o quanto que precisa avançar. O social é uma área que eu gosto de me envolver, gosto de me fazer presente, ajudo muito em várias ações em Cuiabá, em várias regiões de Mato Grosso”, complementou.
Russi tem sido parceiro de primeira hora de Virginia e da atual secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho nas ações de combate à vulnerabilidade. Além disso, o deputado foi um dos principiais articuladores da implementação do Ser Família Emergencial.
Esse programa de distribuição de renda concedido por meio de parceria com a Assembleia Legislativa, teve parte de seus investimentos aportados pela Casa de Leis, com recursos advindos do duodécimo.
O deputado Max Russi atribui a sensibilidade do Executivo e o olhar da primeira-dama como essenciais para que esse auxílio financeiro alcançasse o máximo de famílias em situação de pobreza, principalmente aquelas que não tenham sido contempladas por nenhuma rede de proteção social.
“São mais de 100 mil famílias passando por uma difícil situação, ainda mais com os efeitos ocasionados pela pandemia que tivemos. Trabalhar pelo social é algo que precisa da união entre todos os poderes e esse tem sido o diferencial”, avaliou.
Max também tem sido parceiro em diversos projetos voluntários, principalmente de abrangência estadual e na baixada cuiabana.
Em Várzea Grande, por exemplo, o VG Mais Ação levou atendimento gratuito de serviços de cidadania, até mesmo distribuição e cestas básicas, contemplando mais de 25 mil pessoas.
Qualificação
Entusiasta da qualificação profissional, como ferramenta fundamental para a inserção no mercado de trabalho, o deputado Max Russi pretende fortalecer ações que incentivem a criação e cursos gratuitos e qualificação. O parlamentar foi o idealizador do Festival Cultural “Pelas Mãos Delas”.
O projeto, realizado por meio de uma emenda parlamentar e sob a coordenação da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP-MT), qualificou 700 mulheres de 7 municípios de Mato Grosso, 4 deles localizados na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, sendo eles: Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger.
Já as cidades do entorno, que também foram beneficiadas são: Jangada, Poconé e Barão de Melgaço. Nos encontros acontecem ciclo de cursos, que envolvem confecção de bolos e artesanatos, oficinas, rodas de conversa e palestras, dentre outras atividades.