Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

POLÍTICA Sábado, 18 de Abril de 2020, 22:21 - A | A

Sábado, 18 de Abril de 2020, 22h:21 - A | A

Filas e Aglomeração

Mercados fechados aos domingos: consumidores enfrentam filas para antecipar compras

EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra

O decreto do prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira (MDB), que determina o fechamento de mercados, açougues e outros estabelecimentos comerciais aos domingos e feriados, já produziu seu primeiro efeito bumerangue.

Neste sábado, em praticamente todos os mercados, supermercados e mercearias, longas filas foram formadas por consumidores preocupados em abastecer a dispensa e antecipar as compras de domingo.  

Na página de humor Tangará Zuei, as enormes filas foram retratadas com a clássica e demolidora ironia de seu editor. “Mais uma da série ideia genial”. No arremate da assertiva, a página questiona: “a culpa é do mercado?”.  

genial 1.jpg

 

Como toda pergunta carrega em seu ventre a resposta, implícito está na post do Tangará Zuei que o responsável pelas filas e, claro, pelas aglomerações registradas no entorno de lojas do comércio varejista de gêneros alimentícios, só pode ser o dono da ideia genial. No caso, ele ... Fábio Martins Junqueira, o sábio do condado da Serra.  

Nos comentários sobre a publicação do Tangará Zuei, alguns internautas defendem o prefeito e desancam a população. “O povo deixa tudo para a última hora, depois reclama de fila”, escreveu um internauta. Um outro internauta preferiu responsabilizar a população pelas filas. Segundo ele, “a culpa é dos irresponsáveis que teve a semana toda pra fazer compra, mas acha que vai morrer se ficar um dia o mercado fechado”.

Talvez o indivíduo que fez esse comentário ofensivo ao povo não saiba que uma parcela dos trabalhadores faz vale aos finais de semana, que muita gente não tem tempo para fazer mercado durante a semana e, outros consumidores, por motivos diferentes, preferem abastecer a dispensa ou prefere comprar frutas, verduras e carne fresca aos finais de semana. Criticar o povo é sempre uma indelicadeza.  

genial 3.JPG

 

 

Os mercados, mercadinhos, mercearias e supermercados poderiam permanecer abertos no sistema 24 horas. Que mal haveria nisso, além de nenhuma? Fechar esses estabelecimentos aos domingos e feriados não reduz em nada eventual propagação do coronavírus, se essa é a real preocupação do prefeito.

A formação de filas e aglomerações humanas contribuem, isto sim, para a disseminação do vírus, segundo informam notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde, com bas em recomendações de prevenção ao avanço da covid-19 da Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguém precisa repassar essa informação ao prefeito Fábio Junqueira. 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT