Da Redação
Em Teresina, um paciente morre recebendo atendimento no chão da UPA, por conta da falta de leitos para internação.
O homem, que estava com covid-19, teve uma parada cardiorrespiratória e foi levado ao hospital por um parente. Não houve como salvá-lo, pois ele necessitava de ventilação e um leito para intubação.
Piauí tem 91% dos leitos ocupados.
A imagem da profissional de enfermagem desolada ao lado de um corpo sem vida, usando a camiseta com as cores do Brasil, toca profundo no coração de quem ainda se comove com a morte do próximo e tem noção da magnitude da tragédia que estamos vivendo.
139 pessoas na fila de espera
No G1 PI, os reporteres Lucas Marreiros e Julia Albuquerque resumem a tragédia que se abateu sobre o estado de Piauí:
Na quarta-feira (17), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que existem atualmente 139 pessoas infectadas pelo coronavírus na fila de espera por leitos em todo o Piauí. Além disso a taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí está em 91% e a de enfermaria, 71%.
Segundo a Sesapi, serão abertos ainda nesta semana, dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, e dez leitos clínicos no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.
A Sesapi também estuda implantar mais dez leitos de UTI e 20 clínicos no anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, 50 leitos clínicos no Hospital da Polícia Militar e mais 12 leitos clínicos no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, ambos na capital.