Sábado, 21 de Junho de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019, 18:15 - A | A

17 de Dezembro de 2019, 18h:15 - A | A

POLÍTICA / Torixoréu: caso ônibus queimado

Odoni Coelho usurpa prerrogativa da prefeita e emite nota agressiva contra pai de aluno da zona rural

EDÉSIO ADORNO



Em Mato Grosso continua acontecendo coisas do “arco da velha”. Um exemplo disso vem de Torixoréu. Lá, o secretário de Administração, Odoni Coelho, que é marido da prefeita Inês Coelho, dita as regras, manda, desmanda e apronta os cambaus. Claro!, tudo financiado com o minguado dinheiro do contribuinte e à revelia da lei e dos princípios que deveriam nortear a administração pública.  

A prefeita Inês Coelho teve as contas de campanha reprovadas pela justiça eleitoral.

A derrotada se deu em decisões de primeiro e segundo graus.

O esposo dela, Odoni Coelho, que ocupa a secretaria de administração, responde por uma penca de crimes na justiça, inclusive por suposta promoção de rachadinha entre servidores da educação.  

Moradores e lideranças esclarecidas de Torixoréu não tem dúvida. Inês é apenas preposta, testa-de-ferro de Odoni na prefeitura. Ele, de fato, manda no governo.  

Inês e esposo.jpeg

 

O silêncio da prefeita Inês diante do fato de um ônibus escolar ter sido destruído pelo fogo, na manhã da última segunda-feira, na zona rural do município e a reação deselegante do Secretário de Administração revelam quem de fato comanda a prefeitura de Torixoréu.  

Insatisfeito com a repercussão nas redes sociais de um vídeo que mostra o que sobrou do ônibus destruído pelo fogo e com os questionamentos do pai de aluno da zona rural, agricultor Argemiro, Odoni emitiu uma agressiva e deselegante "nota de esclarecimento à população".  

Como se prefeito fosse, Odoni Coelho fala “em nome da administração pública de Torixoréu para esclarecer sobre o incêndio no ônibus do transporte escolar na zona rural deste município”.  

Na nota, Odoni afirma que o incêndio foi um fato que “a administração gostaria que não acontecesse, mas que infelizmente acidente não tem como prever”.  

Em seguida, o secretário rebate as declarações de Argemiro.  

“Ao contrário do que se diz o Senhor Argemiro, que fez o vídeo que circula nas redes sociais, que o ônibus não passa por manutenção periódica, há poucos dias atrás o mesmo esteve em barra do garças fazendo manutenção e também fez uma revisão na oficina do município”  

De acordo com Odoni, “há dias atrás foi dada manutenção a toda linha onde esse ônibus trafega, fato pode ser verificado com outros moradores da região”  

Diz outro trecho da nota:  

“Queremos ainda esclarecer que o caso do senhor Argemiro é um caso pessoal, porque há bastante tempo ele vem insistindo para que a prefeitura execute um bueiro ou uma ponte para atender somente a sua propriedade, caso esse que não é permitido pela legislação, o referido córrego está a 311 metros de sua residência, ficando claro assim que a construção do referido acesso de sua propriedade é de sua inteira responsabilidade”  

Emenda Odoni:  

Prefeitura Torixoréu.jpg

 

“Queremos ainda deixar claro para o senhor Argemiro que a administração pública é uma parceira, o município está fazendo a sua parte e o pai deveria fazer a mesma coisa, que é pelo menos construir uma passarela para que seu filho possa passar com segurança. É muito fácil se acovardar de sua responsabilidade e jogar tudo em cima da administração pública”.

A resposta em alto estilo  

Indignada com a agressividade de Odoni Coelho, Raiane Souza Berigo, que é sobrinha do produtor rural Argemiro, reagiu com elegância e estilo a falta de tato político do homem forte da prefeitura de Torixoréu.

No documento, Raiane faz ponderações, rebate as críticas de Odoni e aconselha o secretário a aprender conviver com críticas e manifestações daqueles que não rezam em sua cartilha.    

Leia, na íntegra, a carta aberta, que Raiane escreveu ao secretário de municipal de Administração de Torixoréu:  

Raiane Souza 2.jpeg

 

Sr. Secretário de administração da Prefeitura de Torixoréu, venho através desta manifestar minha profunda decepção aos últimos acontecimentos no município, especificamente em relação ao acidente ocorrido com um ônibus escolar na zona rural, onde esse veio a pegar fogo e colocar em risco a vida de crianças que nele estavam. Confesso ter me surpreendido com o ocorrido e ao mesmo tempo me alegrado ao saber que não teve nenhuma vítima.    

Contudo, me surpreendeu muito mais o posicionamento do secretário ao emitir uma nota de esclarecimento a população, onde se esperava uma explicação do ocorrido, e na verdade veio de maneira infeliz tentar justificar ofendendo um cidadão que fez um vídeo relatando em tempo real o que estava acontecendo.

Acredito que com tantos anos na política o senhor deveria estar acostumado com as críticas e com as repercussões negativas de seus atos falhos, sabendo lidar com elas de maneira respeitosa, coerente e verdadeira.  

Como filha de Torixoréu muito me entristece ver essa querida cidade em especial minha região sendo tão maltratada pela atual gestão, e mais ainda ver como esse povo vendo sendo usado para satisfazer interesses pessoais de políticos como o senhor.

Diferentemente da sua nota de esclarecimento, escrevo essa carta humildemente e respeitosamente, apenas chamando a população torixorina a refletir o ocorrido sem partidarismo, de maneira consciente, para que enxerguem os riscos que seus filhos correm ao serem submetidos a transportes precários que colocam em risco sua integridade física.  

O vídeo no qual o senhor secretário relata em sua nota de esclarecimento mostra de forma fidedigna a situação em que o ônibus se encontrava, e da mesma forma que o senhor pede que outros moradores se posicionem, peço que mais pais se posicione comprovando que de fato o ônibus circulava sem extintor de incêndios e com uma mecânica deteriorada o que acarretou no tal incêndio.

O incidente como mencionado poderia ter sido evitado se o veículo estivesse em condições mínimas de tráfego, precauções poderiam terem sido tomadas e cuidados básicos são responsabilidade do município.         

É muito feio senhor secretário emitir uma nota de esclarecimento tentando justificar os seus erros atacando outras pessoas, mais bonito seria se desculpar, assumir a falha e se comprometer a reparar todos os possíveis erros.

Tentar justificar sua irresponsabilidade com a educação com problemas pessoais com um determinado cidadão é vergonhoso, pois o fato não tem absolutamente nada a ver com pontes ou favores como cita em sua nota, o que a população queria saber era o porquê um ônibus escolar pegou fogo em plena atividade, talvez o senhor não tenha uma resposta e por isso preferiu entra em outros aspectos, ou a única resposta seja mesmo a falta de compromisso com os pais e alunos que dependem do transporte público.  

Por fim, chamo a população de Torixoréu, Serrinha, Pouso Alto, Furnas e Diamantino a refletirem e não se amedrontarem, não são favores, amizades, ou qualquer tipo de coisa que deve ser levado em consideração nesse momento, tenham coragem e lutem pelo município de vocês, não sejam usados pelo voto de cabresto e deem a resposta a esses corruptos nas urnas.  

As lideranças de oposição, que façam sua parte, façam oposição, Torixoréu não é propriedade privada de ninguém.  

Aos vereadores peço fiscalização, e ao senhor secretário, como o mesmo disse, é muito facil se acovarda e jogar tudo em cima de um cidadão corajoso e honesto que apenas reivindicou seus direitos em um vídeo, difícil mesmo é ser tão corajoso e honesto e emitir uma nota de maneira ética e verdadeira.  

Antes que me seja questionado, não morar atualmente no município não me tira o direito de pedir respeito aos meus familiares. Se aí a corda arrebenta para o lado mais fraco, aqui é um pouco diferente.  

Qualquer dúvida ou questionamento estou à disposição!  

Respeitosamente      

Raiane Souza Berigo

Comente esta notícia

Paulo Carvalho 25/12/2019

Ola...Raiane.,concordo com o teor da sua carta,infelizmente na atual conjuntura brasileira onde as intituicoes estao falidas nada q o cidadão venha falar/protestar, sobre esta e outras questões politico administrativas ira causar algum efeito que beneficie a comunidade.! Por isso sou a favor de uma Intervencao militar para uma faxina geral no pais...pra depois disso haver eleicoes com 2/3 partidos,candidaturas avulso e nova constituicao !!!

positivo
0
negativo
0

Rosane Martins Morales 17/12/2019

Eita moça porreta, nos precisamos de mais gente corajosa, para por esses políticos corruptos no lugar deles. Poderia ser na cadeia, mas infelizmente nos estamos no BRASIL país da impunidade.

positivo
0
negativo
0

Emanuel Oliveira da Silva 17/12/2019

Parabéns Raiane, lindo discurso.

positivo
0
negativo
0

3 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT