Da Redação
A Bronca Popular
A pré-candidata a prefeita de Várzea Grande pelo PL, Flávia Moretti, e o ex-pretenso pré-candidato abortado pelo partido, Tião da Zaeli, protagonizaram um vídeo nas redes sociais onde comentam e tentam desacreditar uma pesquisa do Gazeta Dados, que aponta a liderança folgada do atual prefeito Kalil Baracat.
Tião da Zaeli, segurando um exemplar do jornal A Gazeta, declara não acreditar na pesquisa, alegando a ausência da menção a dona Lucimar Campos e ao deputado estadual Fábio Tardin, que, segundo ele, seriam os nomes mais lembrados politicamente em Várzea Grande.
Contudo, a afirmação de Zaeli é falsa, uma vez que os entrevistados pelo Gazeta Dados citaram tanto a ex-prefeita Lucimar Campos quanto Fábio Tardin. Parece que Zaeli não leu a pesquisa ou age de má-fé para desacreditar o instituto.
A reação da pré-candidata Flávia Moretti foi ainda mais equivocada. Ela, aparentemente sem compreender a legislação eleitoral, afirmou que, apesar de não ter acesso ao registro, base de dados e data da pesquisa, "tem alguma coisa aí que quando a gente analisa juridicamente não dá para entender".
Alguém precisa informar à doutora advogada que o registro de pesquisa eleitoral é obrigatório apenas em ano eleitoral, ou seja, a partir de 1º de janeiro de 2024. A ficha técnica da pesquisa indica que ela foi realizada entre os dias 15 e 18 de novembro, ouvindo 600 pessoas de forma presencial. As declarações de Flávia e Tião da Zaeli parecem ser fruto de falta de conhecimento ou, talvez, má-fé.