Sábado, 12 de Julho de 2025

POLÍTICA Sábado, 09 de Julho de 2022, 16:26 - A | A

09 de Julho de 2022, 16h:26 - A | A

POLÍTICA / EXTREMA ESQUERDA

Pre-candidato do MDB ao Governo de MT é abortista

Quando foi deputado federal na Assembleia Constituinte, em 1988, Percival Muniz atuou firme na aprovação do do aborto no Brasil

Da Redação
A Bronca Popular



O nome mais cotado até o momento para disputar a Governo de Mato Grosso pelos partidos da esquerda, defendendo o ex-presidente Lula (PT), é do ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (MDB). Essa posição de destaque, com a possibilidade de liderar um movimento que envolve MDB, PT, PV, PC do B, PSB, PP e PSDB chama os holofotes sobre Muniz, que tem um histórico que o credencia a defender a esquerda.

Quando foi deputado federal na Assembleia Constituinte, em 1988, Percival Muniz deixou marcado seu nome entre os deputados que defenderam a aprovação do aborto no Brasil. Foi voto vencido, mas defendeu bravamente e ganhou o respeito inclusive do Partido dos Trabalhadores – Não podemos nos esquecer que a emenda que previa a legalização do aborto até 90 dias antes do fim da gestação era de autoria do então deputado José Genuíno (PT-SP).

Muniz, então deputado pela ala de esquerda do PMDB, também votou em outras pautas esquerdistas como a estatização do sistema financeiro – medida adotada em países comunistas como Coréia do Norte e Cuba, por exemplo. As posições de Muniz fizeram com que fosse convidado a filiar-se a partidos como o Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB). Todos os convites acabaram, ao seu tempo, sendo aceitos.

Em 1990 se filiou ao PDT, em 1998 migrou para o PSB e em 2006 assinou a ficha de filiação ao Partido Comunista que, pouco tempo antes, havia mudado de nome para Partido Popular Socialista (PPS, hoje Cidadania). Neste meio tempo, ainda teve uma breve passagem pelo PSDB, e hoje voltou ao MDB, partido pelo qual deseja disputar o Governo do Estado.

O ABORTO

Em 1988, Percival Muniz agiu como pode contra o relatório do deputado constituinte Darcy Pozza (PDS-RS), relator da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais, que previa a punição do crime de “aborto diretamente provocado”. Nessa batalha, o então deputado mato-grossense foi muito importante ajudando a esquerda no enfrentamento aos deputados federais da Bancada Cristã, formada por católicos e evangélicos, que era radicalmente contra o aborto.

Mesmo vencido na Assembleia Constituinte, após todas as tentativas em aprovar o aborto no Brasil, Percial Muniz acabou ganhando reconhecimento. Entre os amigos que fez, ao tentar legalizar o aborto, estava o deputado gaúcho José Paulo Bisol que, em 1989 disputou a vice-presidência do Brasil, pelo PSB, na chapa do então candidato Lula (PT).

Comente esta notícia

Edna Diogo De Paula Santos 10/07/2022

Sabendo desta informação jamais votarei neste senhor E que Deus tenha misericórdia de nós brasileiros

positivo
0
negativo
0

1 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT