Sábado, 22 de Junho de 2024

POLÍTICA Domingo, 09 de Agosto de 2020, 10:43 - A | A

09 de Agosto de 2020, 10h:43 - A | A

POLÍTICA /

Pré-candidatos a prefeito de Tangará da Serra prestam homenagem pelo Dia dos Pais

EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra



O Dia dos Pais, da mesma forma que o Dia das Mães, foi instituído com um objetivo nobre: fortalecer os laços familiares, o respeito por aqueles que nos deram a vida e imortalizar sua memória, seus exemplos e manter viva as lições com as quais nos indicaram o caminho a seguir.  

A data reservada a homenagear os Pais, segundo relata a história, surgiu em Washington, Estados Unidos, em 1909, quando a jovem Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar à luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. J

Reprodução/Web

Renato Gouveia

 

á adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade.

O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia. (Essa informação foi extraída do Portal da Família e adaptada para os padrões deste site).

 Tangará da Serra

Foto: Diário da Serra

Vander Masson

 

Em Tangará da Serra o Dia dos Pais nunca passa despercebido. É uma data importante para o comércio, que fatura com a comercialização de presentes e para o fortalecimento dos laços familiares. Na condição de pais e filhos e membros importantes de núcleos familiares, os pré-candidatos a prefeito deram uma pausa na movimentação política para prestar homenagem pelo Dia dos Pais e, claro, para receber o carinho de seus filhos.

Vander Masson (PSDB) escreveu em sua página no Facebook: “Deus me abençoou com uma família maravilhosa e poder celebrar essa data na companhia de meu pai, me enche de alegria, ainda mais por partilhar desse dia com os meus filhos que me ensinaram o sentido genuíno do amor. Obrigado ao meu pai e aos meus filhos por esse dia tão especial. Feliz Dia dos Pais!”  

Chico Clemente (PSD) destacou em sua rede social: “pausa na pré-campanha para estar com a família e no peito a saudade do meu pai Francisco Clemente, grande inspiração da minha vida. A cada um de vocês, meu desejo de um feliz domingo de Dia dos Pais!”

chico clemente rdnews.jpg

 

Renato Gouveia (PV) escreveu “a honra de ser pai, carrega o dever de ser exemplo! Feliz dia dos pais, e que sejamos bons exemplos à próxima geração”.

Até o fechamento desta matéria, os pré-candidatos Wesley Lopes Torres (MDB), Gunther Duarte (PSL) e Jean Piccoli (PSC) ainda não haviam divulgado mensagem aos pais tangaraenses.

Jean dia dos pais.jpeg

 

 Rosa branca - todos os virtuais candidatos a prefeito de Tangará da Serra, com os quais nossa reportagem entrou em contato, diretamente ou por meio de suas assessorias, manifestam o mais profundo sentimento pela ausência fisica dos pais que foram derrotados pela covid-19. A dor dos filhos, que nesta data choram a perda de seus pais, é a dor de cada um e de todos nós. A Bronca Popular se solidaria com todos que perderam um ente querido e se associa a seus familiares e amigos em mais este gesto de solidariedade cristã. Aos pais que partiram, uma rosa branca!

Atualização: o pré-candidato a prefeito advogado Jean Piccoli escreveu uma homenagem aos pais, onde consta: "alguns pais não tem capas, eles são chamados de pais. Parabens pelo seu dia"

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT