Sábado, 26 de Abril de 2025

POLÍTICA Domingo, 05 de Fevereiro de 2023, 09:37 - A | A

05 de Fevereiro de 2023, 09h:37 - A | A

POLÍTICA / PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

Prefeito de Juruena exonera casal de enfermeiros por retaliação política

O enfermeiro Eder Moreira de Souza é vereador e foi demitido por destoar da gestão do prefeito; Zeli Cristina perdeu o emprego por ser esposa do vereador.

Da Redação
A Bronca Popular



O prefeito de Juruena, Manoel Gontijo de Carvalho (UB), o Manoel Garça Branca, controla com mão de ferro a Câmara de Vereadores e não admite críticas à sua gestão. Quem ousa questionar algum ponto da gestão municipal enfrenta a fúria do chefe do Executivo. O vereador Eder Moreira de Souza, que foi o mais votado no pleito de 2020, pagou caro por propor mudanças e melhorias na saúde pública do município.

Antes de se eleger vereador, Eder já era enfermeiro, um profissional exemplar e respeitado pela população de Juruena e até de municípios vizinhos. O parlamentar sempre fez questão de usar o mandato popular como um instrumento em defesa da saúde pública, que é seu compromisso maior. Inicialmente, ele tirava plantão no Hospital Municipal, mas foi removido para o Posto do Centro por simples retaliação política.

Por último o vereador foi exonerado da saúde para atender os caprichos do prefeito Manoel Garça Branca que não admite críticas à sua gestão e está sempre fechado a propostas ou sugestões que tenham por objetivo garantir melhoria na prestação do serviço a população. A exoneração do enfermeiro Eder deflagrou uma onda de protestos e reclamações na cidade. Um grupo de Whatsapp em apoio a Eder e Zeli foi criado, no qual moradores, comerciantes, profissionais liberais e amigos do parlamentar não popuam reclamações contra a atitude reacionária de Garça Branca.

No grupo com mais de 330 participantes moradores pedem que o prefeito ouça a voz das ruas, coloque a mão na consciência, respeite a vontada da população, se preocupe com a saúde e recontrate o enfermeiro Eder e a enfermeira Zeli Cristina Rocha Dutra.

Eder trabalha como enfermeiro há mais de 15 anos na cidade, sempre por meio de processo seletivo porque a prefeitura não realiza concurso público. Zeli Cristina Rocha Dutra, esposa de Eder, também é enfermeira e trabalha há mais de 3 ano na Unidade de Saúde Vila Nova.

NO grupo de Whatsapp amigos dos enfermeiros Eder e Zeli relatam que o casal tem dois filhos para sustentar, pagam aluguel e dependem do salário para comprar comida e levar uma vida digna. "O prefeito tirou da população dois prossionais de excelente qualidade e tirou deles o direito a uma vida compatível com a dignidade humana e tudo por vingança política", comentou uma participante do grupo.

Não pense que o salário de enfermeiro em Juruena seja algo expressivo. Na verdade, é o menor da região. Hoje, o salário de enfermeiro é de R$ 2,300 reais. O vereador apresentou um projeto que autoriza o prefeito corrigir o salário de enfermeiros e técnicos. Insensível à causa, o prefeito fez ouvido de mercador. O compromisso com a saúde pública passa ao largo de sua gestão.

A reportagem apurou que o prefeito teria sido taxativo na justificativa da exoneração da enfermeira Zeli Cristina. "Você está sendo mandada embora porque é esposa do vereador Eder", teria dito Garça Branca. Em sendo verdade, configura uso da gestão para prejudicar desafetos e até terceiros inocentes. Zeli é esposa do vereador e colega de profissão Eder, mas ela não interfere em sua atuação política.

A reportagem também apurou que o prefeito invertou a lógica de funcionamento da USF, que ao contrário de trabalhar com promoção, prevenção e proteção à saúde, foi transformada em unidade de pronto atendimento. Como consequência dessa atitude, mais de 30 pessoas aguardam atendimento na USF, quando deveriam receber esse atendimento no hospital. "Existe uma proibição tácita para que evite encaminhar pacientes para o Hospital Municipal", revelou uma fonte consultada pela reportagem. 

O outro lado - a reportagem não conseguiu contato com o prefeito Manoel Gontijo. Caso haja manifestação, a matéria será atualizada. 

Comente esta notícia

Leisianne aparecida de carvalho Veloso 06/02/2023

Bom isso já tá mais que claro que ele não quer fazer nada pela saúde. ainda mais agora nesse tempo de chuva. Os postinhos ficam lotados, e todos com os mesmos sintomas. Por causa dessa água da rua. Tanta coisa pra fazer . E ele tirando pessoas competente dos cargos . Eles merecem sim um salário digno. Pois não tá fácil as coisas hoje pra ninguém.

positivo
0
negativo
0

Odete Manoel dos santos 05/02/2023

Eles são melhore s que muitos médicos tira eles não é certo pois dependemos deles muitas vezes sei atendeu melhor que o médico foi o caso da minha mãe teve enfarte.se não fosse o enfermeiro ter visto o médico tudo era consequência do covd.gracas a deus foi pra tangara e hoje está bem Minha neta Zéli cuidou da minha filha e minha neta Tenho gratidão pela vida deles vou ficar muito triste

positivo
0
negativo
0

Marcia 05/02/2023

Esse prefeito com certeza não quer fazer nada pela saúde do município, a população deve se unir e manifestar junto aos profissionais da saúde que por lei seus salários deve ser corrigidos sim, os profissionais deve ir as ruas, as sessões da Câmara de vereadores e reclamar seus direitos, fazer baixo assinado para a volta desses profissionais tão compromissados com a população de Juruena.

positivo
0
negativo
0

Nelly beatris weippert 05/02/2023

Essa gestão está sendo a pior gestão de juruena na área da saúde. Falta remédio falta profissionais competentes as ruas só buraco a cidade suja imunda Aumento dos casos de dengue as consultas do consórcio com longas filas e nada acontece.

positivo
0
negativo
0

4 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT