Da Redação
A Prefeitura de Campo Novo do Parecis renovou sua parceria com o Sebrae Mato Grosso para desenvolver o Plano de Visitação de sete aldeias, impulsionando o Etnoturismo como ferramenta para o crescimento das comunidades. O objetivo é resgatar e preservar a cultura indígena, ao mesmo tempo em que se promovem melhorias econômicas para proporcionar uma qualidade de vida aprimorada e autonomia para os indígenas.
O projeto foi apresentado na manhã da última sexta-feira, 05 de abril, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIC), com a participação do prefeito Rafael Machado e líderes das oito comunidades indígenas que praticam o eco e etnoturismo no município.
"A Prefeitura de Campo Novo do Parecis está comprometida com o desenvolvimento sustentável do município e com a valorização da cultura indígena. A renovação da parceria com o Sebrae Mato Grosso é mais um passo importante para alcançarmos esses objetivos. Convido todos que desejam viver uma experiência autêntica e inesquecível a vir até Campo Novo conhecer as belezas e as riquezas culturais das nossas aldeias. Venham visitar Campo Novo do Parecis!", declarou o prefeito.
“Somos todos gratos pela confiança do município que fez toda diferença para que o mundo pudesse conhecer nosso potencial de belezas naturais e da nossa preservação, destaca Cacique Pedro da Aldeia Salto da Mulher.
Para o Gerente Regional Sebrae Tangará da Serra essa parceria Sebrae Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis é essencial para a profissionalização do Etnoturismo”. Essa parceria cria oportunidades para a geração de emprego e renda nas comunidades locais, além de promover a integração com as áreas urbanas, respeitando os pilares social, ambiental e cultural, valorização da rica cultura dos povos originários deste território, abundante em biodiversidade, é parte fundamental desse processo”, afirmou.
A renovação do contrato, com duração de um ano, visa promover o turismo sustentável e responsável na região, priorizando a valorização da cultura indígena. O Plano de Visitação e Gestão Estratégica de Competitividade será desenvolvido para as aldeias inseridas no "Destino Parecis", buscando diretrizes e estratégias integradas e sustentáveis para o turismo local. Nesse contexto, serão considerados aspectos como a oferta turística, infraestrutura de apoio, mercado consumidor, tecnologia e sustentabilidade, utilizando os referenciais do método 'Destinos Turísticos Inteligentes'.
A renovação do contrato entre a Prefeitura de Campo Novo do Parecis e o Sebrae Mato Grosso é uma importante iniciativa para o desenvolvimento do turismo sustentável na região. O projeto tem o potencial de gerar benefícios para todos os envolvidos, proporcionando aos povos indígenas renda, preservação da cultura, valorização da identidade, fortalecimento da comunidade e uma experiência autêntica e inesquecível para o visitante. Isso se traduz em conhecimento da cultura indígena, contato real com a natureza e a vivência dos povos em um turismo sustentável e responsável