Segunda-feira, 24 de Junho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 09 de Novembro de 2020, 12:27 - A | A

09 de Novembro de 2020, 12h:27 - A | A

POLÍTICA / TANGARÁ SEM ÁGUA

Samae deve decretar racionamento já a partir da próxima semana; represas estão no volume morto

Edésio Adorno
Tangará da Serra



Oficialmente o Samae não confirma, mas técnicos da autarquia consultados pelo site, sob condição de anonimato, declararam que a Estação de Tratamento de Água do Queima Pé já opera no volume morto. O sistema de bombeamento teve que ser rebaixado para captar o pouco de água que ainda existe nos reservatórios.

Para entender a gravidade da situação e o risco de colapso no sistema de abastecimento, vamos ao significado técnico do termo volume morto. Segundo a Wikipédia, "volume morto, também chamado de Reserva Técnica de Água, é o nome que se dá à reserva de água mais profunda das represas, que fica abaixo dos canos de captação que normalmente são usados para retirar água da barragem (represa) para seu uso".

As imagens que ilustram essa matéria foram produzidas na tarde de ontem por um servidor do Samae, que encaminhou a nossa reportagem e pediu para não ter sua identidade revelada. "A situação é preocupante. A água acabou, o que temos aqui não dá para abastecer a população por mais de uma semana. Acho que para evitar o pior, a gestão municipal já deveria ter acionado a Defesa Civil e traçado um plano emergencial para não deixar tudo para a última hora", sugeriu o trabalhador do Samae.

Veja as fotos

 

 

 

 

image
image
image
image
image
image

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT