Domingo, 16 de Junho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020, 19:24 - A | A

Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020, 19h:24 - A | A

Gol contra!

Senado aprova projeto que limita juros do cartão e cheque na pandemia; Favaro votou contra!

Da Redação

O Senado aprovou no começo da noite desta quinta, 6, o texto-base do projeto que limita em 30% ao ano a cobrança de taxas de juros do cheque especial e do cartão de crédito durante a pandemia do novo coronavírus. O placar da votação foi 56 a 14.  

Passando pelo Senado, o projeto ainda depende de aval da Câmara e de sanção do presidente Jair Bolsonaro.  

Pelo texto, as taxas de juros dos cartões de crédito e do cheque especial durante o período de março de 2020 a julho de 2021 não poderão ultrapassar 20% ao ano, pois, conforme ressalta Alvaro Dias, senador autor da proposta, a população está com sua capacidade de pagamento prejudicada pela pandemia de covid-19.

O projeto, apresentado em 30 de março deste ano, já recebeu 46 emendas e está sob a relatoria do senador Lasier Martins (Podemos-RS). O texto segue para a Câmara dos Deputados.

Da bancada de Mato Grosso, o senador interino Carlos Fávaro (PSD) votou contra a aprovação do projeto, o que irritou alguns de seus colegas de senado. "Não entendo o posicionamento do senador Fávaro em defesa dos banqueiros. Muita estranha sua manifestação conyrária a redução de juros do cartão e de cheque durante esse período de pandemia", observou Kajuru. 

(Com conteúdo da Agência Senado)

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT