Domingo, 14 de Julho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 09:05 - A | A

10 de Julho de 2024, 09h:05 - A | A

POLÍTICA / BARRA DO BUGRES

Tanaka reestrutura PL e projeta eleger três vereadores em Barra do Bugres

Presidente do PL aposta em propostas e união para reeleição da prefeita Maria Azenilda e conquista de cadeiras na Câmara de Vereadores

Da Redação
A Bronca Popular



O presidente do PL de Barra do Bugres, Silval Jesus Gomes de Souza, conhecido como Tanaka, é empresário, ex-secretário de Governo e ex-vereador.

Ele estruturou o partido, montou uma chapa completa e projeta conquistar três cadeiras na Câmara de Vereadores. Entre os pré-candidatos ao legislativo estão três vereadores com mandato, três suplentes, dois ex-vereadores, além de mulheres com forte capilaridade eleitoral.

Tanaka foi secretário de Obras na gestão do ex-prefeito Wilson Francelino de Oliveira, sendo eleito vereador em 2012.

Com a ascensão da então vice-prefeita Maria Azenilda Pereira ao cargo de prefeita, após a cassação do mandato do prefeito Divino Henrique, Tanaka assumiu a secretaria de Governo, cargo que deixou em abril de 2023 para retornar à iniciativa privada.

Polarização política

Na liderança do PL, Tanaka afirma que existe uma forte polarização entre a esquerda e a direita em Barra do Bugres.

Ele lembra que na eleição presidencial de 2022, Lula venceu no primeiro turno por uma margem apertada, com 8.475 votos contra 7.905 votos de Bolsonaro.

No segundo turno, Bolsonaro virou o jogo, obtendo 8.888 votos contra 8.645 de Lula, uma diferença de apenas 243 votos, demonstrando a forte polarização.

Tanaka acredita que esse cenário de polarização não se repetirá com a mesma intensidade na eleição municipal de 06 de outubro.

“Penso que a disputa será baseada mais em propostas, na confiança nos candidatos e no compromisso com as demandas”, afirmou Tanaka à reportagem, ressaltando que o PL deve marchar unido com a prefeita Maria Azenilda, que é pré-candidata à reeleição.

“O PL faz parte da gestão com três secretarias, e os vereadores do partido fazem parte da base de apoio da prefeita. Então, é natural que a gente caminhe juntos e trabalhe para melhorar as condições de vida da população.”

Tanaka tem forte ligação com deputado federal Nelson Barbudo, que já antecipou que vai participar do pleito em Barra do Bugres. A direção regional do partido também deve priorizar a eleição no municipio e em todo o médio norte. 

Barra do Bugres tem uma população de 29.403 habitantes, conforme o censo de 2022 do IBGE, representando uma queda de -5,6% em comparação com o censo de 2010.

A redução no número de habitantes fez a cidade perder duas cadeiras na Câmara de Vereadores, caindo de 13 para 11 assentos.

O município abriga 14 aldeias indígenas, com a aldeia central sendo a de Umutina, além de comunidades quilombolas e o 2º maior assentamento da América Latina, que é a Gleba Jatobá.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT