Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

POLÍTICA Domingo, 21 de Junho de 2020, 20:29 - A | A

Domingo, 21 de Junho de 2020, 20h:29 - A | A

TANGARÁ URGENTE!

Três pacientes covid-19 na URA; dois precisaram ser entubados; UTI continua inoperante!

EDÉSIO ADORNO

Nossa reportagem recebeu a informação de que três pacientes covid-19 estão internados na URA de Tangará da Serra. Dois deles, devido à gravidade da doença e o comprometimento da capacidade respiratória, precisaram ser entubados.

O outro paciente, segundo o site apurou, também vai precisa ser entubado. O quadro clinico dele está progredindo para piora. Um dos pacientes entubados é uma mulher de 56 anos. Ela já deveria ter sido removida para a UTI da Santa Casa de Cuiabá, apesar dos esforços, a remoção não foi possível devido à falta de vagas naquela unidade referência no tratamento a pacientes covid-19.  

O que preocupa a todos não é apenas a falta de material, de equipamentos. É fato que não tem RX móvel para controle dos pacientes que não podem se locomover. Os leitos de UTI não podem ser utilizados. Os pacientes “vão sofrer as consequências do descaso para com a vida dessas pessoas”, alertou uma fonte do site, sob a condição de reserva. Os pacientes estão em leitos de enfermaria.  

“Meu Deus, está tudo errado! Essas pessoas entubadas precisam ser assistidas por fisioterapeuta especialista em ventilação mecânica. Não tem equipe para atender pacientes da UTI e sem equipe completa nenhuma UTI funciona”, exclamou uma pessoa que acompanha o drama dos pacientes covid-19 no Hospital Municipal.

A Bronca Popular/Reprodução

Wilson Verta

 

Em contato com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Wilson Verta, ele afirmou que precisa aguardar o laudo da inspeção judicial realizada no hospital para constatar se os leitos de UTI estão aptos para receber pacientes covid-19 e se existe equipe técnica.

O juiz que determinou a inspeção nos leitos de UTI deve prolatar uma decisão sobre essa situação nas próximas horas.

“Independentemente do resultado da perícia, ações devem ser efetivas para o evitar agravamento da pandemia em Tangará. A situação é muito preocupante e o prefeito tem que sensibilizar para o real problema da falta de leitos de UTI”, afirmou Verta, por meio de mensagem de Whatsapp.

O outro lado - Entramos em contato com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiro Romulo Cezar, para saber dela quais providências estariam sendo implementadas para socorrer esses pacientes covid-19. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta.                                                  

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT