Da Redação
A Bronca Popular
Vereadores aprovam empréstimo no BNDS para colocar fim ao drama da lama e poeira nos bairros Morada do Sol e Jardim Acapulco, além da implantação de rede de esto
Na última terça-feira, 08 de agosto, a Câmara de Vereadores de Tangará da Serra aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 61/2023, que autoriza o Poder Executivo a contratar um empréstimo no valor de R$ 53,8 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo desse financiamento é direcionar os recursos para obras na área de infraestrutura urbana.
O prefeito Vander Masson (UB) explicou que os fundos adquiridos por meio desse empréstimo serão destinados a projetos de pavimentação asfáltica, implantação de rede de esgoto nos bairros Morada do Sol e Jardim Acapulco, construção do Parque Dona Júlia, além de pavimentação asfáltica em outros bairros da cidade que ainda não contam com esse tipo de obra.
O projeto contempla três linhas de atuação essenciais para a cidade.
A primeira linha engloba a realização de obras de infraestrutura urbana, tais como drenagem, duplicação de avenidas, implantação de ciclovias e pavimentação asfáltica em bairros e avenidas que ainda carecem dessas melhorias.
A segunda linha visa a implantação da rede de esgoto nos bairros Morada do Sol e Jardim Acapulco.
A atual carência dessas estruturas básicas tem impactado negativamente a qualidade de vida da população dessas regiões, gerando problemas de saúde e comprometendo o meio ambiente.
Essa iniciativa também se alinha ao novo marco do saneamento básico, destacando a importância do tratamento de esgoto para a saúde pública.
Um dos destaques do projeto é a terceira linha, que prevê a construção de um amplo parque urbano.
Esse parque oferecerá à população diversas opções de lazer, esporte e recreação, incluindo ciclovia, calçada acessível, quadras esportivas, lago, áreas arborizadas e paisagismo.
Vale ressaltar que o projeto junto ao BNDES está vinculado à linha de crédito BNDES FINEM, que tem como objetivo a melhoria da infraestrutura urbana por meio de investimentos.
As obras que serão contempladas por esse projeto abrangem diversas áreas da cidade, incluindo a drenagem urbana nos bairros Morada do Sol e Jardim Acapulco, pavimentação asfáltica em várias vias, duplicação de avenidas, além da ampliação e implantação da rede de esgoto em diferentes regiões.
A implantação da rede de esgoto nos bairros Morada do Sol e Jardim Acapulco atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela 1º Promotoria de Justiça Cível de Tangará da Serra à Prefeitura e ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
A assinatura desse documento é fundamental para o licenciamento de novos empreendimentos imobiliários na cidade.
Com a aprovação unânime desse projeto, a cidade de Tangará da Serra se prepara para avançar significativamente em sua infraestrutura urbana, proporcionando melhores condições de vida para a população e se tornando uma cidade mais atrativa para investidores.