Da Redação
Uma das mais tradicionais escolas de Cuiabá, a Escola Estadual Nilo Póvoas será reaberta em breve, no modelo cívico-militar. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (04.09) pelo chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), que esteve ao lado do secretário de Educação, Alan Porto, vistoriando as obras da unidade. Quando pronta, a reforma possibilitará que a escola atenda 2 mil alunos.
A reforma da escola foi iniciada por determinação do governador Mauro Mendes (União) e é mais uma das muitas obras que o Governo de Mato Grosso realiza na cidade. Nesta segunda, ele encaminhou ao Legislativo um projeto de lei para ampliar o número de unidades que funcionam no sistema cívico-militar.
Ao visitar as obras, Garcia ressaltou a necessidade de se resgatar importantes prédios históricos de Cuiabá, caso da Escola Nilo Póvoas, que tem mais de meio século de existência. “Cuidar do nosso patrimônio é cuidar da nossa história. É muito importante para Cuiabá voltar a ter uma escola como a Nilo Póvoas, responsável pela formação de centenas de pessoas que foram e são muito importantes para a história da nossa capital”.
A revitalização da escola gerará 34 salas de aula reformadas, que possibilitarão o atendimento de 2 mil alunos, explicou Porto. “Por determinação do nosso governador Mauro Mendes, a gente fez o projeto, está revitalizando toda a estrutura e com certeza vai ficar uma obra belíssima”.
Garcia salientou que a intenção da Secretaria de Educação (Seduc-MT) é que, quando reaberta, a Escola Estadual Nilo Póvoas passe a funcionar no sistema cívico-militar. Neste modelo, as unidades são administradas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, sempre em parceria com a Seduc. Em Mato Grosso, as escolas seguem em atividade, mesmo com o anúncio por parte do Governo Federal do fim do programa nacional que havia sido criado em 2019.
O prédio da Escola Estadual Nilo Póvoas foi inaugurado em 1970.