Da Redação
Como parte do Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais, a Nexa implementou uma Biofábrica para produção de insumos para a agricultura. Montada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Aripuanã e apoio técnico da Via Verde Agroconsultoria, a estrutura vai produzir fungos e bactérias benéficas para o campo, chamados de produtos biológicos, com objetivos de controle fitossanitário e promotores de crescimento. O produto substitui o uso de pesticidas e agroquímicos e será distribuído para os produtores rurais participantes.
A biofábrica produz um defensivo natural feito a partir da transformação da água em um composto vivo, com a multiplicação de bactérias e fungos, alimentados e cultivados de forma controlada. Esses microrganismos combatem doenças e pragas, auxiliam no crescimento das plantas e favorecem a absorção de nutrientes.
Além do baixo custo de produção, em média 20 vezes menor que o custo do agroquímico mais usado localmente, a técnica utilizada diminui o uso de venenos químicos, reduzindo a possibilidade de contaminações dos produtores, do solo e do meio ambiente. Por serem de origem orgânica e natural, o insumo auxilia na recuperação do solo e, ao longo do tempo, reduz a necessidade de aplicação de defensivos através da constante busca por reestabelecer o equilíbrio dinâmico do solo entre microrganismos, plantas e nutrientes.
Os agricultores participantes do Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais estão recebendo, de forma gratuita, os insumos para aplicação em hortaliças e pastagem de criação bovina. A quantidade depende do tamanho da propriedade e da necessidade de cada produtor. Eles serão acompanhados pela consultoria técnica que irá orientar sobre a correta armazenagem e aplicação do produto e pela avaliação e monitoramento dos resultados.
Para Felipe Vitaliano, consultor técnico da Via Verde, o bioinsumo é uma alternativa aos pesticidas industriais. “O benefício que a biofábrica gera aos agricultores é uma maior autonomia de produção, com mais possibilidades e independência do mercado de produtos químicos. Estamos oferecendo insumos variados, de acordo com a produção e a necessidade de cada participante, sempre acompanhado tecnicamente para otimizar e potencializar os resultados já conhecidos".
De acordo com Amanda Fraga, coordenadora de Gestão Social da Nexa, a biofábrica vai auxiliar os agricultores no aumento da produtividade no campo. “Essa iniciativa é parte do nosso Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais e tem o objetivo de ajudar no aumento da produtividade, qualidade da produção e na geração de renda para esses agricultores. Vamos distribuir para os participantes do programa e acompanhar os resultados”, comenta.
Informe publicitário Governo de MT