Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

SOCIAL Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 08:48 - A | A

02 de Julho de 2024, 08h:48 - A | A

SOCIAL / PROGRAMA OLIMPUS

Bolsistas do Governo de MT são medalhistas no Troféu Brasil de Atletismo 2024

Arthur Curvo, Jânio Varjão e Wendell Jerônimo garantiram as primeiras colocações em suas provas na competição

Da Redação



Foto: Divulgação

arthur curvo.jpeg

O jovem Arthur Curvo foi bronze no lançamento de dardo

Os atletas mato-grossenses Wendell Jerônimo, Arthur Curvo e Jânio Varjão foram medalhistas no Troféu Brasil de Atletismo 2024, realizado de 27 a 30 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).

Bolsistas do programa Olimpus do Governo de Mato Grosso, os esportistas garantiram as primeiras colocações em suas provas na mais tradicional competição do atletismo brasileiro.

Com o tempo de 29m40s89, Wendell Jerônimo garantiu a medalha de prata na prova de 10.000 metros. O esportista, que nasceu em Pontes e Larcerda, corre atualmente pela Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde. Ele é beneficiado na categoria Bolsa Atleta Internacional no programa executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

Na prova de lançamento de dardo, Arthur Curvo assegurou a medalha de bronze, com 72,22 m. Filho de um sitiante de Santo Antônio de Leverger, o atleta tem se destacado na prova cuja disputa interna no Brasil possui crescimento exponencial com dois recordistas sul-americanos (Luiz Maurício e Pedro Henrique). Arthur é atleta da AABB/Cuiabá e também é um dos beneficiados na categoria Internacional do programa Olimpus.

Também bolsista na categoria Atleta Internacional, Jânio Varjão conquistou o bronze na prova de 1.500 metros rasos, com o tempo de 3m49s67. O esportista integra a equipe do Barra do Garças Associação de Atletismo e, em 2023, chegou a ser o número 1 do ranking nacional nos 1500 metros. 

“Parabéns aos nossos atletas que mais uma vez representaram tão bem Mato Grosso numa competição importante, como é o Troféu Brasil. É gratificante saber que o auxílio do programa Olimpus tem sido fundamental para as trajetórias de sucesso no esporte. E continuaremos fazendo a nossa parte, enquanto política pública, para que o esporte mato-grossense voe cada vez mais alto”, destaca o secretário da Secel, David Moura.

O Troféu Brasil de Atletismo

O 43º Troféu Brasil de Atletismo foi disputado de quinta-feira a domingo (27 a 30.6) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.

A competição marca o prazo final para obtenção de índices e pontos para o ranking mundial da World Athletics para os Jogos Olímpicos de Paris, que começam no dia 26 de julho (o atletismo será realizado de 1 a 11 de agosto). O campeonato nacional também vale índices para o Mundial Sub-20, que será em Lima, no Peru, de 27 a 31 de agosto.

Considerado o maior evento de atletismo interclubes da América Latina, o Troféu Brasil foi realizado em Mato Grosso, em 2023. Com o patrocínio do Governo do Estado, a competição ocorreu no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT