Da Redação
Blog Edição MT
Tal qual o pai, Emanuelzinho Pinheiro (MDB) prestigia a politicagem em detrimento da verdade. Sem pudor e sem remorso, o deputado deixou de lamentar a morte prematura da ex-secretária de Saúde de Cuiabá, Suelen Danielen Alliend, vitimada por um inafarto fulminante, e de se solidarizar com a família da servidora pública para sapatear em cima de seu cadáver e fazer politicagem de forma vil e torpe.
Em sua conta no Twitter, o deputado escreveu:
"Sofreu demais com a perseguição q Mauro Mendes fez c ela. As pessoas ñ tem noção do q esse teatro policial patrocinado pelo governo faz com a vida das pessoas. No fim vão ver q ela era assalariada, dependia do salário p viver, e passou por tdo o q passou".
O diminuto parlamentar tenta responsabilizar o governador Mauro Mendes (UB) pela morte de Suelen sob o argumento de que ela teria sido perseguida na arena de teatro policial, quando as operações deflagradas para apurar corrupção na secretaria de Saúde de Cuiabá foram levadas a cabo por ordem judicial à pedido do Ministério Público Estadual (MPE). Alliend escapou ilesa, sua imagem permanece branca como a neve, contra sua gestão na Saúde nunca foi provado nenhuma irregularidade. Era uma servidora exemplar.
Antes de morrer, Suelen enviou dezenas de mensagens ao blog. Em uma dessas mensagens, ela revelou gratidão ao prefeito Emanuel Pinheiro, mas destacou que 90% do povo que o cerca não presta.

"Eu gosto, muito do Emanuel, acho ele de um coração enorme, um bom gestor, porém ele precisa de uma vez por todas livrar desse povo dele. 90% não presta, mas quanto a ele, eu só tenho gratidão pelas oportunidades, dei meu sangue naquilo que propus a fazer e fiz com seriedade e responsabilidade. Isso que falta na equipe dele. E essas pessoas acabam com a gestão dele. Um povo que não tem compromisso", escreveu Suelen, no dia 25/03.
Em meado de março, a deputada Janaína Riva (MDB) declarou à imprensa que Emanuel Pinheiro seria destruidor da honra de gente séria e o alertou sobre o risco iminente de ser preso. “Teve gente séria que preferiu sair porque não queria assinar o que mandavam assinar. [Emanuel] Destruiu a reputação de gente séria, como Dr. Huark, por exemplo, como a Ozenira e a Suellen que é servidora pública”, afirmou Janaina.
Feliz com a defesa de seu nome e de sua integridade moral, Suellen compartilhou com o blog aquele raro momento de regozijo para sua alma. "Olha a deputada Janaina me defendendo. Descascou os puxa sacos do Emanuel", escreveu em mensagem de Whatsapp.

No mesmo dia, Suellen enviou outra mensagem ao blog para externar sua satisfação com uma manifestação de carinho recebida do Sindicato da Enfermagem. "Hj eu recebi uma mensagem do sindicato de enfermagem Dizendo que eu fui e sou muito querida e respeitada pelos servidores e fornecedores pq eu tinha jogo de cintura para dialogar E que eles acham uma pena o prefeito e a gestão não ter dado mais apoio e autonomia Pq estava sendo feito um bom trabalho Eu fico com dó dos servidores Pedem a minha volta", escreveu.
- Olha Suelen vc deixou seu legado. Muitos falam muito bem de vce e pedem sua volta. Nunca vao poder falar de vc ,que vc se corrompeu por qualquer coisa que seja e que vc foi foi desosnesta isso nunca. E por isso que vc Fez e faz a diferença. Povo pedindo pra vc voltar pra resolver. Suellen tem q voltar pra pasta. Só ela msm pra resolver. Ela vai se dar bem onde ela for. Guilherme o secretário mais odiado de todos os tempos, essa foi boa. A porta do gabinete seu era aberta. Recebia todo mundo. Agora a estrela nao recebe ninguém. Nao atende ninguém. Até a porta do gabinete e trancada. Ele carrega chave. Vc nunca viu nem a chave da porta - dizem as mensagens enviadas a Suellen antes da intervenção na Saúde de Cuiabá pelo Governo de MT.

Sensibilizada com o reconhecimento dos colegas de trabalho, Suellen completou com uma curta prestação de contas de sua passagem pela secretaria de Saúde. "Lembrando que foi na minha gestão frente a pasta que resolveu problemas crônicos como a ação civil pública e o tac para realização do concurso público que não tinha há mais de 10 anos. Regularização do prêmio saúde através de lei. Entrega de 07 obras de saúde dentre upa, psf e outras reformas. Realizei 3 processos seletivos para contratação de servidores para substituição de contratos temporários. Zeramos a fila de cirurgia oncológica. Realizamos o maior programa de cirurgias eletivas E fizemos adesão ao consórcio municipal de saúde cisvarc para aquisição de materiais e medicamentos com valor mais barato. Dentre consegui emplacar a habilitação de 100 leitos de uti no HMC e São Benedito", concluiu em sua última mensagem ao blog.
Tributo a uma grande mulher
Suelen Danielen Alliend era uma mulher tecnicamente qualificada. Ela conhecia os meandros da saúde cuiabana e tinha uma visão holística sobre a saúde pública de Mato Grosso. Era uma mulher determinada, corajosa e de um caráter retilíneo. Ela fez enquanto secretária de Saúde, deixou sua marca e seu legado jamais será esquecido. Se não fez mais é porque o povo que cerca Emanuel, aquela parcela de 90% de gente que não presta e que não tem compromisso com a gestão, segundo ela própria afirmou, contribuiu para sua queda da pasta.
Para garantir negócios espúrios, Pinheiro cedeu aos interesses da máfia da saúde e, sem pensar, imolou Suellen no altar da covardia. Agora, seu filho, o deputado federal Emanuel Pinheiro sapateia sobre a cadáver de Suellen em busca de dividendos políticos. Algo tão escroto e abominável quanto a denuncia de que mais de nove mil pessoas morreram a espera de cirurgia. Um alento: é possivel que Emanuelzinho faça parte dequele percentual de 90% de gente que não presta, mas que cerca e rodeia o prefeito Emanuel Pinheiro.