Domingo, 14 de Julho de 2024

POLÍCIA Domingo, 07 de Julho de 2024, 22:33 - A | A

07 de Julho de 2024, 22h:33 - A | A

POLÍCIA / 69 HOMENS EM AÇÃO

Corpo de Bombeiros extingue incêndios em Chapada dos Guimarães e Cuiabá neste domingo

Militares monitoram incêndios com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo

Da Redação



O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu dois incêndios em Chapada dos Guimarães e Cuiabá, neste domingo (07.07). As equipes combatem outros cinco incêndios no Estado.

Em Chapada dos Guimarães, o incêndio no Lixão foi considerado extinto na noite de sábado (06.07). Já em Cuiabá, um incêndio foi detectado no Coxipó do Ouro na tarde deste domingo e já foi extinto pelos militares.

No Pantanal, equipes foram enviadas para auxiliar no combate a um incêndio entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê. No local, também atuam os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e militares da Força Nacional.

Em Poconé, as equipes continuam o trabalho de rescaldo para evitar a reignição do fogo na região do Cambarazinho. Já em Cáceres, em Porto Conceição, as equipes seguem divididas às margens do Rio Paraguai. São feitos o combate direto onde há acesso, a construção de aceiros e o uso do contrafogo para impedir o avanço das chamas.

Já em Chapada dos Guimarães, bombeiros foram enviados para combater um incêndio em uma fazenda na região do distrito de Água Fria. E, em Cuiabá, no Morro São Jerônimo, as equipes continuam no trabalho de combate ao fogo.

Estrutura

Atuam no Pantanal mato-grossense 41 bombeiros, seis servidores do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), oito servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e dois servidores da Defesa Civil do Estado.

Este efetivo conta com o apoio de um avião, um helicóptero, oito caminhonetes, cinco pás-carregadeiras, quatro caminhões auto tanque, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, duas patrolas, dois quadriciclos, um caminhão pipa, uma pá carregadeira e um trator.

Além disso, participam também das ações brigadistas do ICMBio e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Já em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, são 12 militares do Corpo de Bombeiros em ação.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado, via satélite, para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Incêndios extintos

O Corpo de Bombeiros já extinguiu cinco incêndios florestais em Mato Grosso: três em Cuiabá e dois em Chapada dos Guimarães.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 78 focos de calor entre sábado (06.07) e domingo, conforme última checagem, às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 55 se concentram na Amazônia, 20 no Cerrado e três no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT