Da Redação
A Bronca Popular
A pecuária brasileira acumula prejuízos há mais de dois anos. A situação se agravou ainda mais a partir de fevereiro de 2023, quando foi constatado um caso de vaca louca no Pará, o que motivou a China a embargar a importação de carne brasileira.
Com suspensão de exportação para o país asiático, responsável pela compra de mais de 60% da produção nacional, sobrou carne no mercado interno, o preço da arroba desabou e o consumidor voltou a comprar o produto. O pecuária pagou o pato.
Pecuaristas de Mato Grosso que caíram no discurso de pretensas lideranças do setor e assinaram nota de repúdio ao senador Carlos Fávaro (PSD) por apoio a Lula na disputa presidencial agora tentam esquecer o passado e se esforçam para reatar relações com o político que assumiu o comando do ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa).
No comando do Mapa, Fávaro mostrou habilidade política, capacidade de dialogo, conhecimento de causa e compromisso com o setor produtivo. Prova disso é que em curto espaço de tempo já conseguiu a reabertura do mercado Chinês, abriu o mercado mexicano para proteína animal do Brasil e a Indonésia aumentou a sua cota de compra do Brasil de 20 mil toneladas para 100 mil toneladas ao ano.