Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Sábado, 28 de Novembro de 2020, 11:09 - A | A

28 de Novembro de 2020, 11h:09 - A | A

POLÍTICA / TANGARÁ SEM ÁGUA

Governo do Estado desmente Junqueira e confirma ação de deputado: "ajuda depende de formalização de pedido"

Edésio Adorno
Tangará da Serra



No final da tarde de ontem (sexta-feira/27) este site informou que o prefeito Fábio Junqueira teria recusado 10 caminhões pipas viabilizados pelo deputado estadual João Matos (MDB) junto ao governo do estado.

Em resposta a informação, Junqueira escreveu, na pagina oficial da prefeitura, no Facebook: “Não é verdadeira a informação de blog alegando que teríamos recebido contato do dep. João oferecendo dez caminhões pipas e que teríamos recusado”.

Isso é verdade, mas também é uma grande mentira.

A reportagem não afirmou que o deputado Dr João entrou em contato com o prefeito para oferecer 10 caminhões pipa, até porque o parlamentar não é dono de caminhão A reportagem se limitou a noticiar que o prefeito Fabio Junqueira se recusou a receber 10 caminhões viabilizados pelo deputado Dr. João junto ao governo do estado para ajudar no abastecimento de água a população.

No corpo da matéria ficou claro que os caminhões teriam sido garantidos ao parlamentar pelo secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Mauro Carvalho, por meio da Defesa Civil. Nada além disso! Junqueira recorre a uma verdade para espalhar uma grotesca mentira na página oficial da prefeitura no Facebook.

Em resposta a questionamento de nossa reportagem, o ccomandante da Defesa Civil, coroel César Vieira de Brum, informou que a doutrina de proteção e defesa civil , como a política nacional de defesa civil e as instruções normativas, exigem que o gestor declare situação de emergência ou estado de calamidade pública para ter acesso a ajuda complementar.

"Declarando situação de emergência, como é o caso concreto de TGA, junta-se comprovações dessa situação e encaminha-se excluivamente via S2ID acompanhado de um ofício do gestor solicitando ajuda complementar. Sistema integrado de informações de desastres. Sistema nacional informatizado baseado na web que atende o sistema nacional de proteção e defesa civil. Nesse momento, para mobilizarmos ajuda complementar ao município, precisamos que essas etapas sejam atendidas", escreveu o militar

Na manhã deste sabado, atendendo a jornalista Marcia Kappes, do programa Tangará 40 Graus, da TV Cidade Verde, o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Mauro Carvalho, em em mensagem de áudio, afirmou que para ajudar Tangará da Serra é preciso que o refeito formalize o pedido. Ele confirmou a informação divulgda pelo deputado Dr João Matos de que 10 caminhões pipa foram disponibilizados para o municipio.

Ouça o áudio:

 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT