EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
Uma notícia assinada pelo assessor de comunicação da prefeitura, Diego Soares, está estampada nos sites Tangará em Foco e no Bem Notícias. O título da coisa diz:
“Campanha da Sala da Mulher da Prefeitura de Tangará vai sortear carro a quem doar alimentos”.
Primeira inverdade, a campanha Natal Solidário 2019 não é uma iniciativa da Sala da Mulher e sim uma ação social do Instituto Cometa, que será realizada em parceria com 95 municípios que assinaram o termo de parceria, além daqueles em que as prefeituras não aderiram, mas o grupo Cometa tem concessionárias e o instituto firmou cooperação com clubes de serviços sociais.
Segunda inverdade, a Sala da Mulher não vai sortear nada, coisa nenhuma. O sorteio será realizado no dia 07 de dezembro pela extração da Loteria Federal. Os participantes de todo o estado, ou seja, quem fizer doação de três quilos de alimentos, concorrem a cinco prémios, na seguinte ordem:
1º sorteio: Automóvel Hyundai HB20 1.0MT, Unique Blueaudio,2019/2019, Branco Polar
2º sorteio: Motocicleta Honda CG 160 Start, 2019/2019, Preta
3º sorteio: Refrigerador Panasonic, 387 litros, 2 portas, 110v Frost Free
4º sorteio: Fogão 5bocas, Mueller, Decorato, acendimento automático, preto/Branco
5º sorteio: Televisor Smart AOC Led 43’ polegadas, Wi-fi, Full HD
“A Campanha Natal Solidário 2019/MT tem por objetivo único a arrecadação e distribuição de alimentos às famílias de baixa renda, nos municípios do Estado de Mato Grosso, de atuação do Grupo Cometa e ou, os municípios que assinaram o Termo de Parceria”, diz trecho do regulamento Para que as vivandeiras não digam – mas se quiser dizer, fiquem à vontade – que o site é contra a campanha de arrecadação de alimentos para reforçar a ceia de natal das pessoas mais humildes da cidade, vai aí um registro:
Aplausos ao prefeito Junqueira, a primeira dama, dona Helena Simões e a secretaria de Ação Social, Eude Camargo, pela adesão à campanha Natal Solidário do Instituto Cometa.
Em se tratando de arrecadar alimentos para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, toda e qual iniciativa deve ser apoiada, o que se questiona e repudia é apropriação indevida de uma ação do setor privado para fins políticos.
No título da matéria jornalística veiculada pela mídia local, a prefeitura assume o compromisso de “sortear carro a quem doar alimentos”, será que vai honrar o contrato público firmado com a população?
Por meio de um vídeo postado em sua página no Facebook, o prefeito Fábio Junqueira (MDB) espanca o release produzido por sua assessoria de imprensa e detalha a natureza, motivação e importância do apoio a campanha Natal Solidário do Instituto Cometa.
Assista o vídeo: