Sábado, 26 de Abril de 2025

POLÍTICA Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 17:09 - A | A

26 de Maio de 2023, 17h:09 - A | A

POLÍTICA / ARIPUANÃ

Prefeita "mente" sobre contratação de psicólogo e toma invertida de vereador: "comigo a verdade prevalecerá"

Da Redação
A Bronca Popular



A prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer Reghin, convocou uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores. A presidente da Casa, Sineia da Galaxia, atropelou o Regimento Interno e fez a convocação de última hora, sem respeitar o prazo de 48 de antecedência.

Revoltada com o esvaziamento da sessão, a gestora gravou um vídeo para jogar a população contra os vereadores que não rezam em sua cartilha. "Estou saindo aqui da Câmara de Vereadores, muito triste mesmo! Pedi uma extraordinária e vim aqui para ver. Projeto de grande relevância, que é a contratação de psicologo para a educação", disse a prefeita.

O vereador Cleber Lazzaroto, o Toto, rebateu a prefeita e afirmou com todas as letras que a gestora estaria mentindo para a população. Segundo o parlamentar, dois psicologos aprovados em concurso público já teriam sido chamados e estão prestando serviço regularmente.

A verdade

A revolta da prefeita com os vereadores de oposição nada tem a ver com aprovação de projeto para contratação de psicologo. O que Seluir pretende mesmo é aprovar a chamada Lei das OS. O projeto enviado a Camara e retirado por conter vícios e erros graves "institui o Progrma Municipal de Oragzanizações Sociais, para fomentar estas a absorção de atividades e serviços de interesse público e dá outras providências", segundo contsa na súmula mal redigida da proposição encaminhada ao parlamento.

Caso esse projeto seja aprovado, a prefeita pretende terceirizar a saúde pública do município. 

Antes mesmo de eventual aprovação do projeto de lei, Raimundo e todo o mundo já sabe o nome e CNPJ da OS que será contratda. Tra-se do Instituto Social de Saúde São Lucas (ISSSL), que na prática seria o mesmo Instituto Saúde Resgate à Vida, que tem como diretor Ricardo Emiliano Rodrigues Sanches.

O ISSSL é acusado de não cumprir contratos firmados para prestação de serviços de saúde com municipios de Mato Grosso e de outras unidades da federação. Responde também pela acusação de não prestar os serviços adequadamente, além de cometer outras práticas nada ortodoxas.

A prefeitura de Barra do Bugres editou o Decreto Nº 137/2022 para desqualificar o Instituto Social de Saúde São Lucas como organização social (OS). A prefeitura de Sinop adotou medida idêntica. Por meio do Decreto Nº 218/2022 desqualificou no ambito da administração direta e indireta do município o Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSSRV) como organização social.

Representações contra o São Lucas tramitam no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e no Ministério Público Estadual (MPE).

É esse instituto que a prefeita Seluir pretende contratar para gerir a saúde pública do município.

No dia 11 de maio Seluir visitou o Hospital Municipal de Arenapólis para conhecer o modelo de gestão do Instituto São Lucas. 

Leia mais:

Após três anos de mandato, prefeita de Aripuanã visita cidade de MT em busca de modelo para gestão saúde

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT