EDÉSIO ADORNO
O suposto mega suinocultor, Reinaldo Morais (PSC), que se tornou conhecido pelo codinome de “Rei do Porco”, é autor do livro “Segredo de Pai para Filho”. Esse segredo familiar para o sucesso talvez possa interessar alguém. Prefiro focar em outro segredo de Morais: sua habilidade camaleônica de adaptação ao meio político.
Em 2004, Morais foi candidato a vice-prefeito de Maringá/PR. Ele era filiado ao PMDB e apoiou o economista Edmar Arruda para o cargo de prefeito. Um detalhe: Arruda pertencia ao Partido Popular Socialista (PPS), capitaneado pelo comunista veterano Roberto Freire e Ciro Gomes.
Outro detalhe: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi extinto em 1992 e em seu lugar surgiu o PPS, que manteve seu espectro de extrema-esquerda e sua ideologia do comunismo marxismo-leninismo. Em 2002, Freire e Ciro Gomes declararam apoio irrestrito a Lula na disputa de 2º turno contra José Serra (PSDB).
Nas eleições municipais de 2004, o empresário, evangélico e conservador Reinaldo Morais defendeu a foice e o martelo que simbolizavam o Partido Comunista Brasileiro (PCB), antes de ser refundado para Partido Popular Socialista (PPS).
Sem escrever um livro para revelar o segredo de como navegar da extrema-esquerda para a direita e se apresentar como sendo adepto do conservadorismo, defensor da família e dos valores cristãos, Reinaldo Morais, em pouco mais de quatro anos em Mato Grosso, já tentou sem sucesso eleger seu irmão Wagner da Suinobras prefeito de Diamantino, tendo como vice Jacildo Siqueira (filho de Aparício Siqueira) um petista militante e membro ativo do MST e, agora, ele próprio busca ocupar a cadeira da senadora Selma Arruda (Podemos) que teve o mandato cassado pela justiça eleitoral.
O rei do porco está em plena pré-campanha para o senado. Seu publico alvo são os evangélicos e os seguidores do presidente Jair Bolsonaro. Em sua saga pelo voto, Reinaldo não economiza nas promessas delirantes. Em sua imaginação fértil, plantas frigorificas para abate de suinos vão surgir por quase todos os municipios. Pura fantasia eleitoral. O rei do porco é também um execelente ilusionista de tolos, que ilude, inclusive, ele próprio. "O Reinaldo dobrou tanto a esquerda que chegou a direita, deve ser o segredo", comentou um observador político de Diamantino.