Da Redação
A obra ilustrada “Mulheres na História Africana em Mato Grosso”, que reúne as trajetórias de Tereza de Benguela, Mãe Bonifácia e Maria Taquara, será lançada nesta terça-feira (9.12), às 19h, na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.
Escrito e ilustrado pela historiadora Cristina Soares, o livro foi contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) na “Premiação Marília Beatriz” – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
O lançamento marca a chegada da versão impressa da obra, que valoriza a memória, a ancestralidade e o protagonismo feminino negro em Mato Grosso, trazendo três mulheres fundamentais para a história do estado. A primeira edição foi produzida em 2021, em formato digital.
O roteiro de “Mulheres na História Africana em Mato Grosso” foi organizado por Everson Constantino, e a diagramação é de Hernane Beltrão. A editora Kofa é responsável pela publicação da versão impressa.
Fruto do Mestrado Profissional em História, de Cristina Soares, o livro traz as trajetórias narradas por meio de pesquisa, texto e arte visual.
“A escolha da universidade como espaço do evento é um reconhecimento da importância institucional da UFMT, que abraçou e possibilitou essa pesquisa”, destaca a historiadora.
O evento de lançamento terá o formato de um sarau, reunindo coletivos, artistas, cantores, autores, poetas e toda a comunidade. Além de apresentações artísticas, haverá o compartilhamento de obras das autoras Bruna Baldo, Ayla Rangel e Daiene Rayssa, e do Coletivo JuMtos.
“A proposta é transformar o momento em um encontro de celebração e pertença, aproximando a comunidade externa da universidade e fortalecendo a circulação de produções culturais produzidas por mãos negras, indígenas e mato-grossenses”, finaliza Cristina Soares.
Premiação Marília Beatriz
A “Premiação Marília Beatriz” foi promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Com o objetivo de premiar obras literárias e projetos de fomento à literatura em Mato Grosso, a seleção pública contou com R$ 575 mil de investimento total.
O edital homenageia a professora e escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, incentivadora da literatura, que morreu em 2020, em decorrência da covid-19.
“A Premiação Marília Beatriz simboliza o reconhecimento da qualidade artística e literária de autores do nosso Estado. Mais do que parabenizar e agradecer, premiamos livros e projetos que enriqueceram a cena cultural mato-grossense, entre as quais essa valiosa obra de Cristina Soares”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.
Serviço:
Lançamento do livro “Mulheres na História Africana em Mato Grosso”
Quando: terça-feira (9.12), às 19h
Local: prédio do Sintuf, na UFMT, em Cuiabá (atrás da Biblioteca Central)












