João Vitor Marques
Estado de Minas
O técnico Tite anunciou na tarde desta segunda-feira (7/11) os 26 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. É com este seleto grupo que o Brasil vai em busca do tão sonhado hexacampeonato mundial, em disputa que ocorre entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro:
Goleiros
> Alisson (Liverpool)
> Ederson (Manchester City)
> Weverton (Palmeiras)
Zagueiros
> Éder Militão (Real Madrid)
> Marquinhos (PSG)
> Thiago Silva (Chelsea)
> Bremer (Juventus)
Laterais
> Danilo (Juventus)
> Alex Sandro (Juventus)
> Alex Telles (Sevilla)
> Daniel Alves (Pumas)
Meio-campistas
> Casemiro (Manchester United)
> Fabinho (Liverpool)
> Fred (Manchester United)
> Bruno Guimarães (Newcastle)
> Lucas Paquetá (West Ham)
> Everton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes
> Neymar (PSG)
> Vinícius Júnior (Real Madrid)
> Raphinha (Barcelona)
> Richarlison (Tottenham)
> Antony (Manchester United)
> Gabriel Jesus (Arsenal)
> Pedro (Flamengo) Rodrygo (Real Madrid)
> Gabriel Martinelli (Arsenal)
Dúvida até o último momento, o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos, do Pumas, foi confirmado na lista final para o Mundial.
Outro nome que chama atenção é o do zagueiro Bremer, de 24 anos, da Juventus. Formado na base do Atlético, o defensor foi convocado pela segunda vez em toda a carreira - a primeira foi na penúltima lista de Tite, em setembro. Talvez o principal desfalque da lista de Tite seja o meia Philippe Coutinho, do Aston Villa. O jogador de 30 anos sofreu uma lesão muscular na coxa durante um treinamento e não se recuperará a tempo da Copa. O restante da convocação de Tite não tem surpresas.
Os 26 que irão ao Catar fazem parte da pré-lista com 55 nomes enviada pela comissão técnica do Brasil à Fifa em 21 de outubro. A apresentação do grupo está marcada para 14 de novembro, em Turim, na Itália, onde a Seleção treina antes de embarcar para Doha.
O grupo viaja à capital catari em 19 de novembro. A estreia contra a Sérvia será no dia 24, às 16h (de Brasília). O Grupo G da Copa do Mundo ainda tem Suíça e Camarões.
Substituições
Tite só poderá modificar a lista anunciada nesta segunda-feira se houver lesão ou enfermidade grave até 24 horas antes da estreia de cada seleção. No caso do Brasil, o prazo expira em 23 de novembro, véspera do duelo com a Sérvia. Para que a substituição seja aprovada, a Comissão Médica da Fifa deve receber um documento que comprove a lesão ou enfermidade. Ainda segundo a regulamentação do Mundial, o jogador que substituirá o lesionado/enfermo não precisa estar na pré-lista de 55 nomes enviada em outubro. O substituto herdará o número da camisa do substituído.