Da Redação
O município de Campo Novo do Parecis, por meio do Departamento Municipal de Trânsito Urbano, recebeu convite para apresentar o projeto Educação para o Trânsito como case de sucesso no III Encontro do PNATRANS, realizado nesta quinta-feira (08), em Cuiabá (MT), evento organizado pela Escola Pública de Trânsito do DETRAN.
O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi instituído em 2018 pela Lei nº 13.614, que acrescentou o artigo 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com o objetivo de orientar os gestores de trânsito do país na implementação de ações voltadas à redução de mortes e lesões no trânsito, em consonância com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Atualmente, Campo Novo do Parecis conta com 17 instituições de ensino, entre públicas e privadas, todas contempladas pelo projeto. Nos últimos três anos, 12.331 pessoas foram diretamente beneficiadas pelas palestras educativas de conscientização para um trânsito mais seguro.
A educação para o trânsito nas escolas é essencial para a formação de cidadãos conscientes, desde cedo, quanto à importância da segurança e do respeito às normas. O ambiente escolar é um espaço estratégico para o desenvolvimento de atitudes responsáveis no trânsito. Ao aprenderem desde jovens, os alunos tornam-se multiplicadores de boas práticas em casa e na comunidade. A prevenção de sinistros começa com informação e conscientização. Investir nessa educação é investir em vidas.
Desacelere. Seu bem mais precioso é a vida!