Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 10 de Março de 2022, 09:26 - A | A

10 de Março de 2022, 09h:26 - A | A

POLÍTICA / PROJETO MIDIÁTICO

Na falta do que fazer, Fabão apresenta projeto inconstitucional para barrar linguagem neutra

Na sombra de projeto de cunho populista, vereador foge do debate dos reais problemas que afetam a vida do tangaraense

Da Redação
A Bronca Popular



O presidente da Câmara de Tangará da Serra, vereador Fábio Brito, o Fabão, (PSDB), é autor de um projeto que veda o uso o ensino, o fomento e qualquer forma de utilização da denominada “linguagem neutra” na rede pública municipal de ensino e em publicações oficiais do município.  

Fabão não pretende apenas garantir o aprendizado dos estudantes e o acesso de usuários de serviços públicos à norma culta estabelecida pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) e da gramática elaborada com base no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, em vigor no Brasil desde o ano de 2009.  

Em verdade, o parlamentar busca uma janela para aparecer e surfar nas ondas de uma pauta de competência da União, dos Estados e do Distrito Federal, conforme preceitua o artigo 24, IX da CF/88, restando claro que não cabe – por falta de previsão legal – o legislativo municipal meter o bedelho no tema.  

Tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Nº 211/2021 de autoria da deputada federal Chris Tonietto (UB-RJ), que proíbe o uso e o ensino de linguagem neutra nas instituições públicas e privadas de ensino de todo o país, incluindo Tangará da Serra, caso Fabão não saiba.  

Perder tempo com um projeto inconstitucional, embora seja relevante no mérito, configura pura e mera politicagem, desperdício de dinheiro público e fuga do debate de problemas graves da cidade que afetam a vida de toda a população.

Em resumo, a iniciativa de Fabão, que se encontra em discussão, é uma peça demagógica e populista.

Mais uma obra para o anedotário político de Tangará da Serra

Comente esta notícia

Tangaraense 10/03/2022

Muito bem Fabão , a população de tangara apoia vc nesse projeto, chega desses mimimis, quem têm vagina é mulher, quem têm pênis é homem e pronto acabou.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT